25 de outubro de 2005

ainda em mood velvet goldmine

"The world is changed because you are made of ivory and gold. The curves of your lips rewrite history."


Ultimamente ando a lembrar-me muito do velvet godmine, ainda não sei bem porquê.
É um filme belíssimo, uma espécie de conto de fadas num mundo glam com personagens de ficção baseados em artistas reais, como David Bowie, o Iggy Pop e o Lou Reed.
É a história do jornalista Arthur Stuart que na década de 80 tem que descobrir o paradeiro do polémico cantor de glam rock Brian Slade.
A realização lembra um bocado o citizen kane :um jornalista investiga factos, entrevista pessoas que viveram próximos do personagem principal e intercalam-se diversos flashbacks com a actualidade.
Não é um filme que agrada a todos, a maioria assusta-se com a abordagem assumidamente gay do filme.
O que me encanta neste filme do Todd Haynes é que o que me parece que o filme transmite é muito mais do que a reconstituição da época, é acima de tudo uma emoção, um delírio visual onde o sonho, a lembrança e a vida real se misturam sob o som genial da banda sonora

Este filme entranhou-se bastante em mim, não só pela sua beleza mas porque está ligado a momentos muito bons da minha vida, sim, 1998 foi um ano excelente, nesse verão fui conhecer o país dos meus sonhos, a Escócia.
E lá conheci um dos actores :P (hehehe, veio ao de cima o meu lado teen)..
Para além disso a banda sonora deste filme foi companheira de miliuma noites de esbórnia alcoólica cá em Coimbra.
Para mim e para as minhas amigas o “baby’s on fire” é um hino.

Sem comentários: