26 de agosto de 2005

Schwarzschild radius

Lembrei-me que a velocidade de escape dum buraco negro teria que ser maior que a velocidade da luz. Então fiquei curioso qual seria a massa minima dum objecto para que tivesse uma velocidade de escape maior do que a luz. Fui à wikipedia para saber como se calculava a velocidade de escape e constatei que a velocidade de escape depende do raio ao qual se quer calcular a mesma.

ve= ((2.G.M)/r)^(-1/2)

em que ve é a velocidade de escape, G é a constante gravitacional (6.67×10^-11 Nm2/kg2), M é a massa do objecto e r o raio desde o centro do objecto ate ao ponto onde queremos calcular a velocidade de escape.

Curioso, calculei qual teria que ser o raio do sol com a massa actual para ter uma velocidade de escape maior do que a velocidade da luz.

Obviamente, alguem tinha feito este calculo antes de mim.
A formula (Schwarzschild radius) que permite este calculo foi primeiro deduzida por um homem chamado Karl Schwarzschild em 1916.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá ... acho que vai achar interessante uma palestra de um tal Charles Bailyn ... sobre buracos negros .. pela Yale University ... se quiser ... passo o endereço pra ti. Meu mail toyota_getulia@yahoo.com.br

abraço, marcelo.