Ora bem…
Antes de mais, só queria dizer que andava com muitas saudades disto… quer da emoção de discutir o campeonato até ao fim, quer de voltar a ver um "grande" jogo no Estádio da Luz. Durante 7 anos fui sócio do Benfica, assisti aos últimos anos de alguma grandeza do Benfica – entre 82 e 89 – antes da extraordinária queda dos anos 90, assisti a grandes jogos na Luz, a inesquecíveis vitórias e tristes derrotas, a transbordantes alegrias e profundas tristezas. Desde que vim para Faro, tudo isto acabou… por uma razão ou outra, tenho-me limitado a pequenas investidas em jogos menores. Já tenho muitas saudades daquele nervoso miudinho que se apodera de nós, nos intermináveis 30 minutos antes do jogo começar. Já tenho muitas saudades da cor, do ruido, do cheiro desses momentos. Já tenho muitas saudades de ver um jogo destes ali, no Estádio.
(Por outro lado, ao começar o jogo fico relativamente calmo, o nervosos miudinho desaparece. Enervo-me dez vezes mais em casa, a ver o jogo pela televisão, do que no Estádio ao vivo. É evidente que, sempre que posso e se justifica, chamo cabrão ao árbitro, ao atacante adversário, ao guarda-redesadversário, aos nossos quando falham, ao vizinho da lado quando berra, … e por aí fora.)
Dito isto, vamos ao jogo:
Em primeiro lugar, acho que é um jogo sem favorito claro: as hipóteses estão divididas 50-50 para cada lado. É assim em todos os derbies e, muitas vezes, a equipa que joga pior, ganha.
A favor do Benfica temos:
O factor casa: sempre seremos cerca de 50.000 a puxar pelo Glorioso. Já não é o Inferno da Luz mas ainda faz alguma mossa no adversário.
A estatística: nos últimos anos, em jogos decisivos entre nós, o Sporting tem baqueado com mais frequência. Lembro o último campeonato do Benfica, há 11 anos, ganho em Alvalade em disputa directa com o Sporting… os famosos 6-3 do João Pinto. Lembro o primeiro campeonato pós-jejum do Sporting e o murro no estômago dado pelo Sabry… os corações verdes gelaram e muitos choraram. Veio depois o ansiado campeonato no Vidal Pinheiro. Finalmente, lembro o jogo da Taça deste ano… convém não esquecer!
Figuras individuais: neste momento, é difícil encontrar um jogador com suficiente classe e forma que possa, nuns rasgos de génio, resolver o jogo. O que mais se aproxima será o Simão, mas…mas…E não creio que o Paíto faça outra correria daquelas!
A favor do Sporting temos:
O factor moralização: a equipa está em "ascenção", está na mó de cima… pode não estar no seu pico de forma (claramente que não está) mas a moralização de ter recuperado 6 pontos ao Benfica e de ter chegado à final da Taça UEFA, podem fazer milagres.
A classificação: favorece o Sporting, permite-lhe um jogo mais descansado, mais seguro, sabendo que um empate o deixa praticamente campeão. Isto não quer dizer que espere um Sportinq "à defesa", mas é completamente diferente jogar com essa segurança!
A equipa: é claramente mais homogénea, mais imaginativa, mais empreendedora que a do Benfica… o meio-campo do Sporting, se encarrilar, pode dominar por completo o nosso. No entanto, não concordo com a imagem que foi passada, nas últimas semanas, de que o Benfica "não joga nada". Com equipas fechadas e à defesa, ambos tiveram muitas dificuldades. No caso Benfica foram assim os últimos 6 jogos. Com o Sporting isso aconteceu com o Beira-mar, Académia e Guimarães. Ganhou 3-0 ao Braga porque estes jogaram abertos, à procura da vitória.
E pronto, é tudo… o repasto está servido, que o coma quem melhor souber. Glória aos vencedores e honra aos vencidos. Mas continuo a acreditar! E a querer os 7-1!
Para terminar, deixo aqui, como bónus e em primeira mão, as tacticas das 2 equipas:
Nota 1: atente-se no esquema simples, mas elegante, da nobre equipa do Glorioso.
Nota 2: os movimentos, algo aberrantes, dos defesas lagartos têm como objectivo bater na madeira dos placards publicitários, para dar sorte. O guarda-redes lagarto deve defender dentro da baliza. O avançado sapo (lagarto inchado) não deve passar o meio-campo.
PP: Agora deixo-vos… por 2 dias.! Amanhã vou com um grupo de médicos motards para a Vidigueira. No sábado, a Nela e o Manel vão ter comigo e às sete lá estaremos: Bancada Sagres, Piso 0, Sector 09, Fila Q, lugar 6. Domingo volto a Faro…
Sem comentários:
Enviar um comentário