2 de abril de 2005

Critérios.

Um blog colectivo tem um carácter único e diferenciado que os distingue dos demais: nele coexistem e escrevem pessoas de diferentes sensibilidades políticas, religiosas, culturais e outras que sejam. Embora a diferença seja bem vinda e a polémica saudável, há que ter algum cuidado em respeitar as diferentes formas de estar.
Poderia escamotear esta questão e dizer que me veio à cabeça duma forma arbitrária. Mas não, ainda me está a incomodar o termo "acéfalos comunoides" que o Ricardo empregou e me soa a Frente Nacional e Le Pen. Não concordo de forma nenhuma com opiniões deste tipo, assim como não concordaria que chamassem a um social democrata deficiente mental. Por isso a minha sugestão é que se remetam este tipo de opiniões para blogues pessoais, onde a responsabilidade da escrita não é diluída pelo colectivo. E pese embora o afecto que tenho pelo Ricardo como pessoa, não considero correcto discutir nestes termos. Para isso usem emails, telefonem-se, instaurem a peixeirada em casa própria. Ou então começamos a chamar-nos humanoídes (?) uns aos outros. Isso implica espécies inferiores humanas, Ricardo?
Discutir é com ideias, não com insultos ou infantilidades.
Aqui escrevem socialistas, comunistas, bloquistas, centristas, etc e etc. E convivem e dialogam de forma civilizada, Dão-se até ao luxo de serem amigos.
Está aberta a discussão sobre o tema. Muitas vezes já me perguntaram, uma delas, O Alexandre, qual é o critério editorial deste blog. Podem ajudar a responder.

Sem comentários: