11 de março de 2005

quanto vale uma marca?

a readers digest realiza todos os anos a sua 'european trusted brands'

as razões que levam as pessoas a ter confiança numa marca (aqui o que se trata é da confiança na marca e não na sua capacidade de venda ou liderança do mercado) são muito diversas.
muitas vezes as pessoas são influenciadas pela publicidade, pelo passado histórico ou até pela sensação de perenidade daquele produto ou serviço.
no caso português a quase totalidade são líderes de mercado nas suas áreas de negócio (embora para um habitante a norte de coimbra lhe soe muito estranho ver o nome mimosa associado a líder em leite...).
em boa verdade se diga que a perenidade da imagem de uma marca ou o seu percusso histórico são bem melhores para uma marca que as influência na notoriedade provocadas pela publicidade.
algumas vezes isso é o que faz com que um produto rigorosamente igual possa vender muito mais, e a um preço mais elevado, que outras marcas (absoluta e rigorosamente iguais quanto ao produto dentro da embalagem).
pensem no arroz. que é um produto natural e a esmagadora maioria importada de origens diferentes.
pensem no azeite, que importamos mais de 50% do que vendemos dentro das portuguesíssimas embalagens de azeite 100% português e que tanto orgulho nos dá...
pensem no leite (no caso do mimosa, por exemplo, é impossível saber o que a lactogal enche nos açores e o que é cheio no continente porque as embalagens são rigorosamente iguais).
mas a verdade é que nestas 3 categorias há lideres incontestados (ainda que alguns desses líderes sejam regionais e originários das mesmas empresas (gallo no sul e condestável no norte para o azeite; mimosa no sul, gresso no centro (o nome gresso vem do rio situado junto à 'fábrica' da lactogal) e agros no norte) e o espanholíssimo cigala (na marca, que já nem na origem) que todos juramos ser português...
as marcas com mais notoriedade em portugal são as seguintes:

Category...................Brand
Beer.......................Super Bock
Breakfast Cereal...........Kellogg's
Butchery Products..........Nobre
Chocolate..................Nestlé
Coffee.....................Delta
Cooking Oil................Fula
Dishwasher Detergent.......Fairy
Infant Flour w/Milk........Cerelac
Laxative...................Dulcolax
Milk.......................Mimosa
Mobile Phone Providers.....TMN
Pet Food...................Friskies
Shower Gel.................Dove
Food retailer/Supermarket..Continente
TV Channel.................RTP 1

as marcas tocam-nos o coração e a cabeça.
lembramo-nos do sabor do sumol de laranja para toda a vida.
outros dos kinders ou do häagen dazs, ou da coca cola...
marcas há, cuja notoriedade não tem nada a ver com as suas vendas, mas mais com o sonho de as possuir (a ferrari, a louis vuitton, a tiffany's).
outras sentimos como quase nossas pela proximidade e facilidade de aquisição.

o que torna algumas destas marcas que, na base, oferecem os mesmos produtos ou serviços que a sua concorrência oferece, muito mais valiosas que outras é, por vezes um mistério.
mas seguramente todas elas têm imenso trabalho e talento por trás a suportar esse êxito.
e esse êxito tem um valor. que até pode ser medido.


a interbrand corporation avaliou que o valor de cada uma das maiores marcas mundiais.
essa avaliação deu os seguintes valores:

class. marca ...... valor da marca em 2002 (biliões usd)

1 ... COCA-COLA ...... 69.6
2 ... MICROSOFT ...... 64.1
3 ... IBM ...... 51.2
4 ... GE ...... 41.3
5 ... INTEL ...... 30.9
6 ... NOKIA ...... 30.0
7 ... DISNEY ...... 29.3
8 ... McDONALD'S...... 26.4
9 ... MARLBORO ...... 24.2
10... MERCEDES ...... 21.0

Data: Interbrand Corp., J.P. Morgan Chase & Co.


este valor não tem a ver apenas com as vendas, mas com o valor da marca. isto é... o conjunto das vendas, da confiança, da notoriedade
e.. por marcas não se entende a empresa sua proprietária, já que algumas das maiores empresas mundiais possuem imensas dessas notabilíssimas marcas.
a procter & gamble tem o tide, ariel, pantene, vidal sasson, fairy, pringles, max factor, head&shoulders, tampax, crest, hugo boss, sunny delight, old spice e imensos outro não comercializados em portugal.
a unilever tem o skip, persil, confort, cif, vim, radion, domestos, dove, vaseline, lux, brut, knorr, olá, iglo, cerelac, maizena, e imensas outras que seria fastidioso enumerar.
a diageo tem a bayleys, cinzano, don perignon, möet&chandon, green giant, haig, johnnie walker, tanqueray, bells, guiness, croft, henessey, J6B, skol, vat 69, burger king (uk) malibu, smirnoff...

cada uma destas marcas tem uma filosofia própria, uma imagem a cuidar, um valor a defender, sonhos a transmitir.

é disso que são feitos alguns dos nossos sonhos.

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