14 de fevereiro de 2005

heargasms

este fim de semana fui ás compras.
mais ao menos ao mesmo tempo que desejava os parabéns ao nosso desaparecido abs (desde o aniversário que se eclipsou...), estava na fnac a tratar da vidinha.

dos vários discos que comprei (e de que, seguramente falarei ainda esta semana depois de os ouvir um pouco melhor....), um deles é a gravação de um concerto dos oysterband (para os que os não conhecem, espero que fiquem a conhecer quando voltar a falar deles...) com uma série de ilustríssimos convidados, dos quais destacaria para já a june tabor e a eliza carthy.
para além de uma deslumbrante versão da canção dos joy division, love will tear us apart (uma das obras primas da música pop) tem uma versão de um shanty chamado lowlands.

ouvir essa canção fez ir ao móvel dos discos de vinil procurar esta verdadeira pérola

Image Hosted by ImageShack.us

este deve ter sido dos discos que mais vezes ouvi.
comprei-o aí pelos idos de 80 (2£99, diz a capa...) e fez-me procurar imenso sobre canções de marinheiros (shantys).

a história da gravação desta pérola é comum a outras pérolas (de que o mais que excelente 'woodstock mountains revue' é apenas uma delas):
durante os dias 2 e 3 de setembro de 1977 fecharam na wood farm house, em fressingfield, suffolk, uma série de músicos galeses, escoceses, ingleses e irlandeses, amantes de shantys, num estúdio de gravação com um barril de cerveja...

...e ligaram os gravadores.

o resultado são um punhado das melhores e mais famosas canções (rio grande, reuben ranzo, bay of mexico, whisky johnny, hob y derri dando, hanging johnny, paddy doyle's boots, do me johnny bowker, lowlands, sally brown, where am i to go, a hundred years ago, put yer shoulder next to mine, blow the man down, haul on the bowline, sally rackett, tom's gone to hilo, leave her johnny leave her) ligadas ao mar.
com o ambiente que elas devem ter, cantadas como elas devem ser cantadas.

este fim de semana não consegui tirar o disco do prato.

passados 25 anos ainda é um heargasm !!!!

oicam !!!!!!!!
é pecado não ouvirem.
juro !

Sem comentários: