15 de junho de 2004

Era para ser uma resposta à pergunta do Gasel,mas...

Há perguntas a que não sei responder.
Porque se é fiel a um partido. Ou se é adepto de um clube de futebol. Os partidos provocam-me alergia, daquelas de coçar o nariz ininterruptamente e o futebol é-me indiferente, salvo uma vaga nostalgia pelo Varzim.
Verão 75. Lembro-me bem. Muito bem, até. Vivi-o em Leiria, presenciei multidões em fúria a destruirem e incendiarem as sedes dos partidos de esquerda (inclusivé a nossa, eu era do MES). Vi também pela primeira vez uma pessoa com a cabeça toda estourada no meio da rua e bastante morta. Fugi entre balas, que a tropa disparava indiscriminadamente contra todos e todas, de mão dada com o meu pai.
Tinha 16 anos. Militei um ano ou dois no MES, penso eu. Depois, quando cheguei à Faculdade de Letras desisti dessas coisas. Agora vejo os meus ex-camaradas de adolescência no PS. Eu não estou em nada.
Serei eu anormal?
Também só votei uma vez na vida. Nem cartão de eleitor tenho.
O ultimo comício a que fui, foi em Roma, com uns amigos italianos comunistas . Não me lembro contra o que protestavam, mas naquele enquadramento tudo parece bem e gigantesco.
Tudo parece legítimo.
Não sei Gasel, porque se é fiel a um partido.Mas deve ser reconfortante ter crenças de algum tipo.

Sem comentários: