1 de junho de 2004

Dar volta ao velho baú...

Como por aqui se falou e discutiu (com ardor) sobre coisas de tabaco, fui buscar aos arquivos algumas coisas que disse, nos idos de Outubro:

Sei que defendo uma causa "indefensável": a liberdade de fumar. Não tenho dúvidas (pertinentes) que fumar faz mal à saúde do fumador, que causa doenças crónicas e incapacitantes, que gera custos de saúde importantes e que tem efeitos sociais e económicos relevantes. Não tenho dúvidas... mas quanto aos efeitos no fumador passivo, tenho muitas dúvidas que está bem exposta neste trecho: "...já o risco de contrair cancro do pulmão relacionado com os fumadores passivos levanta ainda algumas dúvidas em estudos recentes (Lee e Forey, 1996)..."

Acho bem que se invista na educação e prevenção e se procure diminuir o número de fumadores.
O acto de fumar em locais de trabalho deve ser fortemente restringido. Tem fundamento. científico
As restições de fumar em locais públicos não tem base científica suficiente. O único fundamento é a ditadura da maioria. Não concordo nada que se tente atingir o objectivo de reduzir o número de fumadores, lançando sobre estes a ira dos não-fumadores, à custa do mito (até à data) do fumador passivo. É apenas o caminho mais fácil.


Também já o tinha dito, é esta a minha visão do céu!



Ahhh... vou dar uma volta até à foz do Mondego. Talvez apareça por aqui menos neste resto de semana.

Sem comentários: