26 de dezembro de 2003

Hoje é sexta-feira...

... e as férias vão acabar.

Estou na sala, ainda silenciosa, ainda fria da manhã. À minha volta, três crianças brincam com os pequenos e grandes presentes que receberam do Pai Natal. Gritei-lhes, e puseram os terríveis GameBoys XPTO em modo silencioso.
Os mais velhos não sei por onde andam... uns a dormir, outros na cozinha, acho eu. O que é importante, é que não estão aqui e não fazem barulho.
Pois é, barulho!... acaba por ser uma das recordações mais vivas que me ficam, na ressaca das festas familiares.

Mesmo antes de pegar no portátil, enquanto fumava o cigarro da manhã, pensava na dinâmica destes natais familiares. Dos ambientes que mudam, das personagens que entram, das que saem, das brigas e amuos, das lágrimas e gargalhadas... Notei que este Natal de hoje, já é muito diferente daquele que conheci há 20 anos.
Lembrei-me que está quase a altura, de me caber a mim, a missão de continuar com o Natal... Se calhar é isso que é ser Pai Natal: manter as festas e tradições que fazem uma família.
Será que conseguirei?

Sem comentários: