8 de novembro de 2003

Hoje, na consulta...

O dia passou, igual a muitos outros que já passaram, anunciando ainda mais que hão-de vir...
Nos últimos tempos vou-me, ao poucos, distanciando de algumas coisas que faço diariamente. Isso permite-me olhá-las com alguma cepticismo e ironia, questionar a razão de alguns absurdos, rir-me dos outros e, mais importante, de mim mesmo. A pergunta do momento é "... mas o que é que estou aqui a a fazer?"
Hoje, estava a concluir uma consulta de um juíz de meia idade, mas ar desportivo, que tinha queixas vagas e inofensivas relacionadas com a tripa. Gazes qb., fezes esquisitas, barulhos que incomodavam, coisa dessas... Às tantas, perguntei-lhe:
- ... e já sofreu de alguma doença?
- Nada, doutor, sempre fui saudável.
- Então não toma nenhum medicamento...
- Bem...
- Sim?
- Por acaso tomo uma aspirina 100 por dia... O meu pai teve problemas cardíacos e começou a tomar... um médico disse-me que isso também me podia fazer bem e eu tomo, desde há 7 anos!
- Bom... embora não seja o meu campo, não me parece que precise muito. Mas sabe que pode fazer mal ao estômago?
- Não há problema... eu derreto-a na boca, só depois a engulo!
- ...?...
- ... e por acaso também tomo uns comprimidos de Selénio... uma espécie de vitamina, já desde há anos, faz bem ao metabolismo... já não sei quem me aconselhou.
- E é tudo?
- Bom... Tomo alguns medicamentos naturais. A minha mulher tomava pílulas de alho e eu também comecei a tomar 1 ao jantar!
- Pílulas de alho...?
- Faz bem à circulação...
- Ok, se você o diz...
- ... e também tomo todos os dias, ao pequeno almoço, um copo de chá da saúde. Recomendado pela minha sogra!
- Ahhh... chá da saúde...
- Sim... e tomo, ás vezes, uma coisa qualquer para a urina, quando fica carregada...
- Afinal você toma uma quantidade de coisas...
- Naaa, tudo natural... eu sou saudável!
Já estava farto de tanta saúde. Já não tinha paciência para mais nenhuma pílula milagrosa.
- Pois essas suas queixas dos intestinos não me parecem nada de especial... mas como gosta dessas mariquices, vou-lhe passar qualquer coisa!
E receitei-lhe clisteres de retenção, três vezes por semana: 1 litro de água tépida, 5 gotas de limão, uma pitada de essência de alfazema e 1 saqueta de pó de feijão. Também lhe aconselhei que, ao evacuar a mistura, usasse um boné cor-de rosa, óculos escuros e estalasse os dedos, repetidamente. Que dava melhor efeito!
Pareceu-me que estava a gostar do remédio...

PP: Tirando a receita final, o diálogo é real, verdadeiro, verdadeirinho....

Sem comentários: