4 de setembro de 2003

Há diferenças.

Hoje passei a manhã numa escola do 1º CEB de Lisboa. As chamadas primárias, para nós os mais antigos.
Alunos deambulavam com ar sorridente( o ATL já está a funcionar), as empregadas tinham ar afável e acolhedor. Os professores estavam em várias salas, em grupos de trabalho a discutir e organizar o ano lectivo.Tudo tinha ar de vivido e trabalhado e remexido.
A escola é de 1953, por isso entra luz por todo o lado e, apesar de precisar de alguma manutenção, quando entramos somos impressionados por uma grande sensação de bem estar.
O jardim à volta estava tratado e ao lado tinham uma espécie de pequena quinta pedagógica, com alguns galos atrevidos e coelhos dorminhocos.
Estive a trabalhar com alguns dos professores e fiquei satisfeita com o grau de preocupação que eles tinham em relação à escola e às suas condições de segurança ( desculpem, é o meu trabalho) e fiquei agradada da forma como o faziam, organizadamente calendarizando o projecto.
Conheço muitas escolas. Esta é uma das boas escolas que existe.
Vivida e com certeza amada.
E , como acredito que o 1º Ciclo de Ensino é que alicerça todo o saber, registei que há escolas como deveriam ser todas as escolas. E que existem professores que sabem ensinar.
É em Alvalade e tem um número engraçado....111.

Sem comentários: