22 de setembro de 2003

Estou de luto!

O fim de semana até nem correu mal.
Fui a Óbidos, uma das jóias de Portugal, por motivos profissionais. Só o facto de lá ter estado já justificava um bom fim de semana.
Entre algumas coisa médicas de somenos importância assisti a duas palestras de que gostei muito.

Uma delas foi de um professor de Lisboa que falou sobre medicina preventiva e medicina preditiva. Foi brilhante! Exprimiu com clareza o conceito que é a capacidade de imaginar, de prever e de predizer que nos dá a condição humana, que faz de nós algo mais que macacos espertos. E se temos essa capacidade, temos a obrigaçãoo de a usar e não nos limitarmos a meras reacções ao aparente imprevisível. Retive ainda dois pequenos extractos que aqui vos deixo:"As convições são coisas de políticos e homens da religião. A ciência é a arte da dúvida." E a citação de dois presidentes americanos:
"Os custos da educação são insignificantes comparados com os custos da ignorância" Thomas Jeffreson 1743-1826 versus "Porque é que havemos de subsidiar a curiosidade intelectual?" Ronald Regan 1911-?

A outra foi uma bonita divagação sobre Óbidos, as Caldas, e um pouco de história e histórias de há 500 anos contadas ao sabor de fotografias a condizer. Foi a autoria de um colega meu, com fama de meio-louco, que de facto me surpreendeu! Não deixo de continuar a achar curioso como nesta minha classe se junta o pior e o melhor que conheço.

E o fim de semana continuou bem. Comi bem, muito bem, bebi ainda melhor e nem tive azia! Hoje um almocei, ao pé de Torres Novas, com um amigo da há muitos anos e discorremos sobre os Amigos de Alex.

Quando vinha para baixo, para evitar adormecer na auto-estrada, pus-me a pensar nas possí­veis razões para a ausência de alguns bloguistas. Acho que descobri!
Este blog está "infestado" de professores, professores angustiados... não daquela angústia de há semanas, mas sim desta angústia do começo do ano lectivo e do ressurgimento das hordas de alunos imparáveis! Nem tempo para se lamber têm, quanto mais vir aqui postar!
Afinal não há nada como vida de médico... podemos ter, aparentemente, horários maiores que 22 horas, mas trabalho trabalhado são 15 horas semanais, no máximo! O resto é gasto a vagabundear na net ou a beber bicas e a filosofar no bar. Ou simplemente a descobrir o caminho mais longo para voltar ao mesmo sítio, nos infindáveis labirintos hospitalares.

Finalmente o luto.
O Benfica perdeu! O Benfica perdeu e o Porto ganhou.
Não os felicito porque nunca lhos daria...
Não os felicito porque não o merecem.
Cometemos dois erros infantis e imperdoáveis e perdemos.
De resto gostei de ver o Benfica jogar. A atitude da equipa foi excelente, jogamos melhor que eles e delineamos os melhores ataques. E mais, as decisões do árbito foram sistematicamente favoráveis ao Porto, o puto foi injustamente expulso por duas faltas inexistentes e o Manniche não foi expulso por agressão clara (o habitual!).
Perdemos desde há dez anos nas Antas, mas esta foi a vez que perdemos melhor. Não é a velha história da vitória moral, mas há vitórias que não sabem muito bem e esta foi uma delas (como se viu pelas palavras do parvo do Mourinho). E há derrotas que podem fazer crescer uma equipa e acredito que esta foi uma dessas.
Isto não é dizer mal do Porto (isso deixo para mais tarde...), são apenas factos!
Vou estar de luto a semana inteira.

PP: descobri uma senhora que procura marido! Quer entre os 27 e 50 anos e sem bigode... Como eu tenho bigode e até já sou casado, deixo-vos aqui a dica. Nunca se sabe! Parece que é loura e também não tem bigode...


Sem comentários: