9 de agosto de 2003

Sexta feira

Tinha ali uma coisa já alinhavada sobre férias mas recebi uma “ameaça” velada. Acho apenas que é inveja de quem já as gastou todas :)

Então vamos lá inventar qualquer coisa.

Termos e gíria: Há de facto coisa únicas num país pequeno como a Portugal, Orlando, mas afinal parecidas com as vossas. Aqui no Algarve têm umas giras. Estar almareado, ou seja tonto, enjoado. Tem sonoridade e sentido, até já eu digo! Vou dar banho, que quer dizer vou tomar banho. Ainda me faz impressão ouvir isto! Dar banho dá-se ao cão, ao filho pequenino, a qualquer coisa… não a nós próprios! Dormir a folga, que é dormir uma sesta… acho estranho! Alí para a serra chamam chemela à almofada. Pouco depois de aqui chegar um velhote pedia-me a chemela e eu olhava feito parvo para ele…
Agora umas da minha terra: quem sabe o que quer dizer caço? Esta pode ser fácil, mas e esta: Destó?.. dou prémio!

A Lau… leva muito a sério (ou apenas parece) os pseudo-comentaristas. Eu cá não não chateio, até gosto (faceta maso!) e já me mandaram lavar a boca com Sonazol, fechar a cloaca e acusaram-me de ser um berloque de esquerda! Ao que isto chegou… :) Ora, bebe uma bejeca, manda uma boa cachimbada e desempata uma… estes calores hão-de passar!

Fogos e incêndios: Duas coisas. Uma pró Tavares Amanuense que já lhe disse. Não é por enjaular 10, 20 ou mesmo 100 incendiários que deixa de haver fogos. Eles devem ir dentro, mas para o ano temos o mesmo assim que o termómetro passar dos trinta e cinco. Um fogo começa muito fácil: conheço um tipo que acende cigarros na praia só com os óculos…
A outra, "emprenhamos" muito pelos ouvidos, neste caso atravéz da TV. O costume agora é um amigo qualquer de um qualquer jornalista ir dizer umas coisas (geralmente opiniões meramente pessoais) que são tidas como verdades absolutas. Um chefe de bombeiros diz que acha que o fogo pode ter sido posto, e o fogo é posto! Alguém diz que isto parece uma catástrofe e entra-se em histeria colectiva… (não é o caso este ano, parece-me)

Finalmente uma história sobre o SPC que aqui é Serviço de Protecção Civil (uma coisa tentacular, com uma coordenação nacional, direcções distritais e serviços munícipais... coitada da T :) .Há 3 ou quatro anos foi anunciado um temporal para uma noite em Lisboa. Foi uma azáfama incrível.. o país parou para ver os preparativos, o PM estava lá, as televisões também, tudo a postos! Chegou a noite e temporal nada… No outro dia chegou pele tardinha, mas mais abaixo, varreu o Alentejo de uma ponta a outra, destruiu aldeias, matou mais de 30 pessoas. À meia noite o S(Nacional)PC ainda não sabia bem o que se passava!

Vou fazer as malas… :))

Sem comentários: