20 de dezembro de 2012

gareth malone, ou a música como serviço público




o meu conhecimento de gareth malone não vem, ao contrário da maioria das pessoas, da premiadíssima série ‘the choir’, mas dum programa que em tempos realizou sobre as canções de marinheiros: shanties and sea songs with gareth malone'.
um excelente programa que parte de portsmouth, no canal da mancha e vai até gardenstone no norte da escócia para aí perceber a participação das mulheres na vida e nas canções sobre o mar.
pelo meio é uma lição sobre este património notável que os britânicos souberam preservar como ninguém.

mas os shanties são apenas uma das paixões de gareth.
a sua maior paixão parecer ser uma espécie de vontade indomável de por o reino unido a cantar e realizar essa enorme tarefa como uma espécie de serviço público.
a sua obra mais visível e premiada, é o programa ‘the choir’, onde gareth cria coros a partir de gente pouco provável para cantar em grupo.
a primeira experiência começou em 2007 numa escola nos subúrbios de londres (northolt high school), depois a série continuou com ‘boys don’t sing’, ‘unsung town’, gareth malone goes to glyndebourne, military wifes ou sing while you work.
nestes programas trabalha com jovens problemáticos, mulheres de militares no afeganistão, trabalhadores de hospitais, correios ou aeroportos.
dois programas têm para mim uma especial importância: ‘the big performance’, onde trabalha com 10 adolescentes vítimas de gozo e violência na escola e com dificuldades de auto-estima e os prepara para um concerto com milhares de pessoas ao vivo e uns milhões na televisão.
outro, com pouca música envolvida, ‘extraordinary school for boys’, é um trabalho notável de recuperação de um grupo de quase 40 miúdos dos 5º e 6º ano de uma escola pública com dificuldades na leitura e na expressão oral, e com um atraso significativo relativamente às raparigas da mesma idade da mesma escola.

gareth malone tem um ar de puto simpático contagiante e uma notável capacidade de gerar confiança naqueles que o rodeiam.
gareth malone fez serviço público!!!
ainda bem que o faz.

extraordinary school for boys, ep.1   

(os dois restantes rapidamente se encontram no youtube junto a este, bem como de todos os seus programas e ter uma noção do notável trabalho realizado por gareth malone)

Sem comentários: