11 de julho de 2012

o requiem do mozart (e do sussmayer...)



se há músicas pelas quais tenho paixão, o requiem, do mozart, é uma delas.
esta é também uma daquelas obras que, por força de razões que lhe são alheias, tem à sua volta uma nebulosa de inverdades pouco abonatórias para quem as alimentou (peter shaffer e milos forman são os mais mais recentes e fortes 'inventores').
a principal, e de uma tremenda injustiça, tem a ver com a participação de salieri na conclusão do requiem bem como do envenamento do compositor (e do seu ciúme exacerbado das qualidades de mozart).
a coisa é simples:
o requiem foi composto por mozart e sussmayer (de acordo com as anotações do primeiro) e está bem esclarecido quem escreveu o quê e quando.

mas tirando esta parte introdutória, vamos ao que interessa:

regressando a uma actividades que tinha abandonado há uns tempos, estive a semana passada em barcelona a aprender o requiem e, suprema glória, a cantar no deslumbrante palau da musica.

aqui vai um video do resultado dessa semana de trabalho intenso e gozo pleno:

mozart, requiem (barcelona, julho 2012)

4 comentários:

teresa disse...

Muito bom, mesmo, deve ser uma grande experiência, a da interpretação de peças (como o grande Requiem), a exigir um número significativo de participantes. Curiosamente, o jovem maestro do pequeno grupo a que pertenço falou-nos desta iniciativa. E, para concluir, o local também é muito apelativo (o microcosmos - não sendo assim ~tão "micro" - do Palau, e a cidade em geral).

carlos disse...

foi de facto uma experiência magnífica.
o facto de ser um grupo grande torna mais fácil a aprendizagem, já que alguns dos participantes já tinham 'feito' a peça.
e estar uma semana em imersão total naquele som (com o mp3 nos ouvidos quando não estava a ensaiar), também dá um gozo extra....

laia disse...

mozart va morir el 5 de desembre de 1791 a viena, però a la primera pàgina manuscrita de la partitura, hi ha escrita la data de 1792.

el requiem és segurament l’obra més autobiogràfica del compositor.

és a través d’ella que es pot veure la visió que mozart, sent encara tan jove, tenia de la mort.

carlos disse...

provavelmente a data de 1792 corresponde àquela em que o mozart pensava que teria a sua obra terminada.. ou simplesmente a um lapso.