11 de julho de 2012

Do sushi aos "jaquinzinhos", em jeito de silly season

As montras dos estabelecimentos da especialidade apregoam drogas milagrosas para se ter o físico perfeito (não me refiro ao autor da teoria da relatividade, citando uma imagem legendada que correu tantas caixas de correio). As revistas (mais ou menos cor de rosa) fornecem dicas aparentemente eficazes, mas no mínimo desajustadas, do ponto de vista nutricional e, como tal, circunscritas a curtos períodos. Há ainda quem, desejando assemelhar-se, o mais possível, a “top models”, se preste aos regimes alimentares mais disparatados, os tais que levam a que – por sacrifícios superiores a quadras religiosas em que os fiéis jejuam – em curto prazo se recupere com juros de mora os quilos derrotados.

Image and video hosting by TinyPic

Aprendem-se as regras de uma boa alimentação com supervisão de profissionais competentes . Essa mudança de hábitos, sem fundamentalismos, é positiva porque se sente recuperada a saúde em risco e consegue-se mudar, sem “altos e baixos”, os hábitos alimentares, entendendo-se o porquê de tais vantagens, com o regresso do equilíbrio e da capacidade de levar a cabo um projeto prolongado no tempo – um ponto final em hábitos menos adequados.

Image and video hosting by TinyPic

Não sendo, até há pouco, grande adepta de sushi,  fiquei na passada semana, agradavelmente surpreendida ao ter visitado um local que desconhecia e onde se pratica “a rigor” a ancestral sabedoria do Oriente, tendo mudado por completo um (pré)conceito em riscos de ficar enraizado, maravilhosos legumes e peixes na chapa (iammm... sabor único...). Por vezes, escapa-se às regras registadas no papel pela nutricionista (que vigia, mas também sabe conversar). Sabe-se que normas são para transgredir, desde que se interiorize o princípio de “não haver regra sem exceção”.

 P.S: uma mistura explosiva (a título pessoal) já erradicada: o "cafezinho com leite", citando uma personagem de antigo sketch televisivo, já o café "solo" é difícil de ignorar.

Sem comentários: