29 de abril de 2011

O Hotel Netto ou como se diluem memórias



(fonte: Gaspar, Nuno e Miguel, Um passeio de Cintra até ao mar )

Faz parte do trajecto quase diário a estrada estreita e sinuosa de onde se avista magnífica paisagem e que liga a Vila Velha à Ribeira de Sintra. Logo no início do caminho, não consigo deixar de lançar um olhar de desalento ao hotel Netto. Construído em oitocentos, o tempo e a incúria deixaram-no chegar a um estado de avançada degradação.
Situa-se o edifício em frente a uma unidade hoteleira mais recente. Este último hotel , aquando da sua  construção em 1980, gerou polémica por se desenquadrar da paisagem. Refiro-me ao Tivoli Sintra edificado no terreno do Hotel Nunes, mencionado por Eça de Queirós em Os Maias e sobre o qual deixarei um dia registo.



Voltando ao Hotel Netto, evoco uma passagem pela cidade do Porto durante o Verão. Tendo conhecido por lá um amigo comum de provecta idade, fiquei  apreensiva quando  este senhor  me referiu ter passado uma única vez por Sintra durante a infância. Acompanhado então pelos pais, tinha  almoçado no Netto um arroz de amêijoas que – passo a citar – lhe «soube pela vida». Logo a seguir à memória gastronómica partilhada, afirmou: «o hotel certamente ainda existe». Já há cerca de duas décadas, a minha resposta limitou-se a um triste sorriso de imediato compreendido. Todas as localidades e memórias merecem cuidados, mas a situação torna-se particularmente gravosa quando envolve espaços ou construções  integrados no centro histórico de uma vila agraciada com a menção de património da humanidade.

5 comentários:

Anónimo disse...

boa tarde sera que me podia dizer a localização deste hotel de uma forma mais precisa? desde ja agradeço, cumprimentos. a.

teresa disse...

Boa tarde,

Fica na Praça da República, no centro da Vila Velha: quem está de frente para o palácio nacional, do lado esquerdo,mesmo em frente ao hotel Tivoli. Se 'googlar' hotel Tivoli Sintra encontra a localização no mapa:)

Anónimo disse...

muito obrigado

Luísa disse...

E com muita sorte... deixam que caia por completo para construir um mamarracho pós-pós-pós moderno. Daqueles que ninguém entende e que provocam pesadelos nas pessoas...
:s

Ai que país esse...

teresa disse...

Não me supreendia, Luísa, dado em 80 ter sucedido isso mesmo com o mamarracho em frente que substituiu o antigo hotel Nunes e que foi então considerado o 'auge da modernice', para usar um eufemismo. O Netto está mesmo agonizante :o(