26 de setembro de 2010

um almoço consistente

quem adivinha o nome deste prato português? e de que região de portugal vem?

6 comentários:

Abaciente disse...

É um prato típico do nordeste-transmontano. Um dos condimentos é o feijão seco na própria vagem.
É uma delícia! Há que provar.

teresa disse...

Estas coisas da gastronomia deixam-me sempre curiosa... quanto à região, apontaria Trás-os-Montes, relativamente ao prato, parece-me um cozido à transmontana ou, em segunda opção, carne de porco fumada com vagens (mas é só um "supônhamos") :)

J. disse...

sim ;) é um prato transmontano... mas como se chama? :)

Abaciente disse...

Este prato é conhecido por BUTELO e as vagens de feijão de CASULAS.

Abaciente disse...

Casulas ou cascas e butelo.
Casulas
Receita:
Ingredientes:
1 kg de carne, carne de fumeiro ou orelha e pé de porco, salpicão e linguiça
Preparação:
As cascas (há também quem lhe chame casulas e vasas) são um produto típico de Trás-os-Montes, nomeadamente da Terra Fria, Comido, sobretudo, no Inverno, sendo muito frequente encontrá-lo entre os petiscos do Entrudo. Trata-se de um feijão que se colhe ainda na vagem, quando o grão está bem formado, mas ainda não seco. A vagem parte-se (ou não) em bocados e põe-se a secar ao sol, durante vários dias, sobre palha ou mantas. Depois de bem secas, as Casulas guardam-se em saquinhos de pano, para consumir nos dias frios de Inverno. De véspera, colocam-se as cascas de molho em água fria abundante (para as hidratar). No dia seguinte, cozem-se com sal (na panela de pressão, 45 minutos), juntamente com a carne de fumeiro e um bocado de presunto. Quando tudo estiver cozido, escorrem-se as cascas para um prato fundo, dispõem-se, por cima, as carnes em bocados e rega-se tudo com azeite transmontano cru.
Para acompanhar estas deliciosas iguarias, aconselha-se o Vinho Maduro Tinto, de boa qualidade, produzido na freguesia.
A refeição terminará da melhor forma com os doces e sobremesas característicos de Vinhais, destacando-se a Tarte de Grão de Bico ou Grabanços, o Pudim de Laranja do Convento das Clarissas de Vinhais, bem como os Bolinhos de Amêndoa do Convento das Clarissas de Vinhais.

vera disse...

eu quero para o meu almoço ! :-)