23 de julho de 2010

O dia a dia de uma senhora dos anos 60

Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPic

Eram nestas agendas que se anotavam as despesas da casa. E onde também se contava a vida. Tropecei por acaso nesta, datada de 1966, que acompanha o quotidiano de uma senhora nesse ano.
Que sabemos dela? A vida não era desafogada economicamente, os seus luxos eram as revistas, (Crónica Feminina, Flama, Banquete  e Século), os lanches no Majestic, as idas ao cinema, muita fruta e guloseimas. O marido está fora, provavelmente no Ultramar. Chama-se Carlos, dela nunca saberemos o nome. Escrevem-se com frequência. Tem um filho chamado Nené, que anda no liceu e tem uma explicadora.. Volta e meia uma nota pessoal "Começaram os dias bonitos". Noutras vezes o pragmatismo: contaram a luz,  contaram a água, há o telefone para pagar. Tem uma letra bonita  e ágil, não se atrapalha a fazer contas. Escreve vagens, como eu escrevo. Compra papel de carta de avião para escrever ao marido. Nos anos ele envia-lhe um telegrama. Compra gelo, Martini e vinho branco. Cigarros frequentemente. Para o marido? A empregada chama-se Conceição e recebe à semana. Vai ao sapateiro  e manda arranjar as meias. Gosta de experimentar as receitas incluídas na agenda e qualifica-as de bom a muito bom. Tem uma modista.  Dá esmolas. Pão e leite nunca faltam em casa. Que lhe terá sucedido? Provavelmente morava no Porto. Fiquemos por aqui.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              

3 comentários:

C. Cardoso disse...

Que delicia! Como encontra estas preciosidades?
A senhora para ir ao Magestic,vivia no Porto.
Eu prefiro o Guarany.
Parabéns pelo blogue.

T disse...

Esta encontrei numa pequena venda de livro. Comprei-a pelas anotações.
Obrigada Cduxa, em nome de todos:)

Carlos Caria disse...

Esta agenda pelo descritivo,deixa muitas notas e detalhes de como era viver nos anos 60. Verdadeiras preciosidades estes objectos.