29 de setembro de 2009

a noite de todos os contentamentos

a noite de domingo foi a noite de todos os contentamentos.

raramente o resultado de umas eleições agrada a tanta gente simultaneamente e tanta gente em simultâneo se declara vencedora:
o ps, que um mês antes das eleições estava em risco de as perder, clama vitória porque realmente as ganhou: foi o partido mais votado e vai continuar a formar governo.
o cds regressou aos 10%, aumentou deputados e comeu uma larga fatia ao seu irmão de campo, o psd.
o bloco duplicou deputados e, embora ache que a primeira coisa a nomear na noite das eleições seja a provavel substituição da ministra da educação (na verdade, a esmagadora percentagem do seu aumento vem do voto dos professores que fogem do ps mas acham que os braços do pc e do inefável presidente do seu sindicato é tudo menos boa companhia), clama vitória porque, de facto, ganhou alguma coisa (embora não saibam muito bem para quê).
a cdu desceu para 5º, mas isso é uma coisa irrelevante comparada com a subida de votos e deputados: ganhou, portanto.
2/3 do psd ganharam porque queriam que a manuela ferreira leite tivessa uma derrota suficiente para regressar à sua reforma e às pantufas.
mesmo naquela espécie de proliga (a 'segunda divisão' do campeonato de basquetebol, em que os clubes desta jogam com os da primeira embora os pontos ganhos só contem para o campeonato de cada um deles) do grupo dos 'pequenos partidos', o pctp/mrpp ganhou porque ultrapassou os 50 000 votos e ganha direito a subvenção até às próximas eleições.
e até eu ganho porque me sinto cada vez menos sózinho com o meu voto...
a provar o contentamento generalizado, a bolsa subiu 0,83% no day after, a provar que 'o mercado' recebeu com agrado os resultados.

pelo meio sobram uns politólogos a discutir sobre a governabilidade e a provável previsão de eleições em 2011, por causa da composição do parlamento.
os mesmo que acham que a alemanha se governa muito bem... com uma composição muito semelhante à nossa: a ler cdu no lugar do ps; spd no lugar do psd; liberais no lugar do cds; verdes no lugar do bloco; e os ex. pc no lugar da cdu.
até as percentagens são parecidas.
mas é está tudo bem e aqui o governo estará em apuros...
eu sei que eles têm que dizer coisas, podem dizer as coisas calados.

6 comentários:

Teresa Santos disse...

Resumindo e concluindo: somos uns felizardos.
Penso que a maioria de nós ainda não se apercebeu mas, obviamente, o problema é nosso.

erre disse...

Quem os ouça sem saber de nada fica com dificuldade em perceber quem, de facto, ganhou o acto eleitoral...

teresa disse...

Nunca se viu tanta gente contente e, como costuma dizer uma amiga: 'somos pobrezinhos mas rimos muito' ...

gin-tonic disse...

Nunca se sentiu tão incapacitado para dizer qualquer coisa... como nestes dias que têm corrido...
Tem andado por aí, pelas ruas, a ver se consegue vislumbrar o fumo das castanhas, sentir-lhes o cheiro, isso sim, um contentamento... mas terá que aguardar. Pelas castanhas... pelo resto... e não sabe até quando...

ruinzolas disse...

O PS, mesmo "ganhando perdendo" a maioria abosoluta, tem uma grande vitória que é não ficar refém do BE pois não forma maioria com ele. À esquerda o entendimento só será possível se BE e CDU estiverem de acordo. E assim se justifica a euforia inicial de Fernando Rosas, logo depois das projecções ao referir como provável a triplicação do número de deputados, logo depois substituída por um sorriso meio amarelo de Louça quando era já certo que a soma do número de deputados de BE e PS não eram maioritários. Parece-me também que um entendimento BE/CDU será muito difícil pois lutam os dois no mesmo campo, podendo um acordo entre ambos significar problemas de crescimento e afirmação para cada um deles.
Na minha opinião, o PS ao ganhar sem maioria absoluta conseguiu um cenário em que se sairá mais ou menos bem. Maioria de esquerda em que sem dúvida será o partido mais forte pois o poder negocial de BE e CDU individualmente não será forte. Quanto a entendimento com PP... Bom... acredito que Paulo Portas estará a pensar na melhor maneira de aproveitar este enfraquecimento do PSD para conseguir sustentar os tão desejados dois dígitos e até fazê-los crescer. E só o conseguirá se optar por estratégias que visem algo mais do que o simples voto contra.
E para o PS até nem deve ser mau ver o PP crescer à custa de um esfrangalhado PSD, enquanto se preocupa mais em suster o avanço dos partidos mais à esquerda.

AnaMar (pseudónimo) disse...

Pois, foi uma noite em que TODOS os Partidos Políticos mais representativos, GANHARAM. E o POVO continua a PERDER:-(

ABRAÇOS E BEIJOS