7 de setembro de 2009

Filmes e desenhos animados...

Image and video hosting by TinyPic
Às vezes fica-se a pensar que isto de nos terem educado desta maneira ou daquela acaba por trazer juros elevados (podendo encontrar-se na origem de algumas úlceras gástricas)…
Vem a reflexão a propósito da fúria ciclista dos domingos ensolarados aqui pela zona saloia e arredores . É que muitos destes ‘desportistas-de-domingo’ ocupam a via em duos ou trios ( tríades?) em amena cavaqueira, causando situações de risco num total desrespeito pelo código da estrada .
Num destes dias, a poucos quilómetros de casa, parei junto a uma passadeira a fim de deixar atravessar um idoso com problemas de locomoção.
O ciclista atrás de mim, homem de idade ‘para ter juízo’ (pobres filhos e netos do espécime em velocípede), de vistoso equipamento de lycra rosa- choque (e capacete ‘ton sur ton’), tendo de travar repentinamente , pois vinha a velocidade considerável dentro da localidade, com o domingueiro movimento de gente a sair da igreja, deslocou-se para o meu lado e começou a esbracejar e a insultar toda a minha parentela (que nem sequer conhece), não se esquecendo igualmente de me tentar lançar alguns enxovalhos pessoais, tudo isto acompanhado de uma estranha linguagem gestual em que parecia querer acenar-me (estranhamente só com um dedo )...
No preciso momento, lembrei-me do provérbio «o calado (neste caso ‘a calada’) é o(a) melhor», embora só depois me ocorresse que poderia ter respondido: «o que é que foi, ó pantera cor-de-rosa! Desenho animado! És um desenho animadoooo!!!...» (e aí, uns segundos após o episódio, ainda me ri sozinha desta ideia súbita, se bem que extemporânea que, a ter sido posta em prática, provavelmente se teria convertido numa piada unicamente ao gosto da própria…).
Apesar deste ‘fait divers’, garanto que continuarei – embora avessa à generalidade dos sermões, ainda existem alguns (pouquitos) dos quais não abro mão - a repreender os meus alunos, caso os volte a surpreender no pátio a ouvir um tema execrável e de fazer corar um legionário que eles me explicaram (depois de terem , sem reclamações -, posto a música no ‘off’) ser de uns tais ‘punk’ (ou será pink?) designados – sempre a aprender – por Comme Restus (fui espreitar a grafia) tratando-se de uma coisa (e aqui vou citar os meus jovens discípulos) ‘tipo hino’ destinado a condutores de velocípedes de trazer por casa. Talvez estes rapazes (os da tal banda) já tenham vivido idêntica situação (encontros imediatos com os ‘pinkmen on wheels’) e os pais os não tenham repreendido em pequeninos… pode ser que nunca venham a sofrer de úlceras, quem sabe?
E, para ser justa, aqui fica um sincero pedido de desculpas à legítima Pantera-cor-de-rosa, é que bem vistas as coisas, ela não merece ser apoucada…

4 comentários:

Paula disse...

Realmente, isso é uma ofensa à nossa querida Pantera cor-de-rosa!
:)

teresa disse...

É basicamente isto: mais do que 'cromos', costumo designá-los por 'cromeleques'...:P

Luísa disse...

E isso não será uma ofensa para os verdadeiros cromeleques?
O meu irmão também teve uma fase "Come Restus" e por isso eu conheço bocados de duas ou três músicas (!?) deles... realmente podem ser aplicadas a essas pink panther falsificadas... :D

teresa disse...

... então as desculpas aos 'legítimos cromeleques', eles não merecem... quanto aos Comme Restus, o único êxito que permiti - eu sou a própria censura - ser ouvido cá por casa (mas podem ter sido ouvido outros à revelia, não sei...) foi aquele da 'banheira' a rimar com 'sexta-feira', uma pérola da poesia nacional (se o Camões soubesse, ficava roidinho de inveja):P