18 de agosto de 2009
William Beckford: cartas portuguesas
Entre os múltiplos escritores ingleses que escreveram sobre Portugal destaca-se WILLIAM BECKFORD (1760-1844) pela qualidade literária das narrativas e pelo valor cultural das suas descrições da sociedade portuguesa durante o reinado de D. Maria I.
Além de escritor, o autor de Vathek era também coleccionador de objectos de arte e grande conhecedor de arquitectura. Em Portugal, onde residiu longos períodos, mandou reconstruir Monserrate, perto de Sintra, a que imprimia a marca do seu culto pelo colossal, e é pena que tenha desaparecido essa prova da permanência entre nós do famoso e excêntrico milionário que tanto amou Sintra e a terra portuguesa.
Cartas Portuguesas
(carta XXII)
Mafra – vista distante do Convento – o Altar-Mor.
27 de Agosto de 1787
Tivemos um vislumbre da torre de mármore e do zimbório do convento, postos em relevo pela amplidão azul do oceano, erguendo-se acima das montanhas cobertas de urze, diversificadas aqui e ali pelos topos frondosos dos pinheiros italianos e pelas altas agulhas dos ciprestes. Os telhados do edifício ainda não estavam visíveis e nós continuámos mais algum tempo serpenteando pelas encostas ondulantes antes deles serem descobertos.
A nossa aproximação espalhou um terrível alarme entre os bandos de veados, que estavam pacificamente a pastar numa ladeira bastante mais verde do que as da vizinhança.
Nunca tinha visto um amontoado de tão elo mármore como o que brilha por cima, por baixo e em redor de nós. O pavimento, o tecto abobadado, o zimbório e até o lanternim mais alto estão incrustados com os mesmos materiais caros e duradouros. Rosas de mármore branco e grinaldas de ramos de palmeiras preciosamente esculpidas enriquecem todas as partes do edifício. Nunca vi capitéis coríntios melhor modelados ou executados com mais precisão e correcção do que os das colunas que suportam a nave.
Maria Laura Bettencourt Pires, Portugal Visto pelos Ingleses (transcrito com supressões)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
6 comentários:
Tens que pedir ao teu Irmão a Corte de D. Maria I, Correspondência do William Beckford.
Obrigada, vou pedir ao VV:)
Este livro precioso que me foi oferecido há uns anitos também tem textos muito interessantes, até o Swift e o Defoe se referiram a Portugal (e tantos outros!):)
Sim:) Eu encomendo à Telma:)
Ok, agradeço.
Provavelmente estará no catálogo que me enviaste. Já olhei para ele há uns mesitos e nem me lembrei de associar algum dos títulos ao Beckford:)
Ela vai ver se ainda tem:)
Tks e bjinho:)
Enviar um comentário