28 de agosto de 2009

Companhias nocturnas

Image and video hosting by TinyPic

Fotografia de Joana Menezes

7 comentários:

César Ramos disse...

Em princípio, estas 'lagartixas' brasileiras são animais inofensivos, pese embora o ar temível que apresentam.
O Pantanal, apesar de eu não simpatizar com o Brasil [excepção a Roberto Carlos, e pouco mais...], deve ser o Éden que a Bíblia tenta descrever como Paraíso...

Não resisti ao vêr estas 'feras' e fui buscar um 'monte delas' para o pé de mim. É o livro 'O Inferno dos crocodilos', de Freddy Boller, suíço que trocou a pacata vida de burocrata economista pela rudeza do Congo [Zaire etc.] indo ao encontro dos crocodilos com quem tinha 'entrevistas' todas as noites, por aqueles rios africanos.

A Obra está classificada numa colecção 'Aventura e Ciência' da Aster.

É estranho em mim gostar tanto deste 'book', pois odeio caça! Como adoro e releio 5 volumes escritos pelo Capitão Henrique Galvão[dispensa apresentações] -
"Da Vida e da morte dos Bichos" - narrativas de caça africana! Editados pela Livraria Civilização de Francisco Franco(anos 30/40).

Grandes Faunas/Floras; ali tudo é gigante! A coragem,... talvez a bestialidade da caça esteja em África mais equilibrada em termos de forças... o 'bicho' homem[mulheres também] está lá posto à prova a todo o momento, talvez por isso eu goste dos livros, de quem escreveu, e perdoe ou compreenda o facto de eles terem andado à caça.

[Só 2 notas (pareço um crocodilo com a 'boca tão grande a falar' sem me calar): - O espanto de o elefante nunca mais esquecer quem o ferir e, logo se proporcione, aí vem a sua justiça! Nem que passem anos!
Outra: O búfalo ferido fixa quem o fez! É tipo memória do elefante!... mas faz mais... monta emboscadas ao caçador, tantas... até o matar, ou ser morto!](...)
Arrepia! mas é fantástico!...

T disse...

Esta fotógrafa é veterinária. Não mata. É a minha sobrinha mais velha.
Ela diz que são inofensivos os dotos jacarés.

César Ramos disse...

Desculpe se sugeri que alguém fizesse mal aos fotografados... Então não comecei por dizer que estas 'lagartixas' são inofensivas
muito embora tenham aspecto temível?

Tem uma profissão que gosto muito!

Olhe! gostava de ter sido veterinário... fui colega do Coronel Lapão, Director dos Serviços Clínicos do ZOO de Lisboa!

Já fiz operações a bezerros para lhes tirar leite 'coalhado'...eu não sou nenhum BUÍÇA! (Ant.Gedeão)

T disse...

E a Joaninha fez lá estágio, se bem recordo:)
Eram ditos:)

César Ramos disse...

Então, tem de conhecer de certeza o dr. Lapão!... um tipo impecável desprovido de vaidade, ou qualquer pretensionismo! Ele, e o empregado mais antigo do ZOO, o Sr Carlos!
O Lapão todos os dias lhe dá boleia ida e volta para o trabalho, e acabam o dia bebendo uma imperiais... está a ver a simplicidade?

César Ramos disse...

Estou de todo!... favor corrigir para
pretensiosismo.
Sorry!
"pretensionismo" deve ser qualquer coisa lá para as bandas do Médio Oriente...

T disse...

Tenho que lhe perguntar:)