Do “Expresso” de 8 de Junho de 1974:
“Abaixo a nova PIDE” e “Liberdade para Saldanha Sanches” bradaram ontem algumas dezenas de simpatizantes do MRPP enquanto, ao fim da tarde, desfilavam da Praça do Chile até à Praça do Areeiro, onde se iriam juntar a uma manifestação promovida pela FRELIMO. Tais slogans constituíam uma referência óbvia à detenção do director do semanário “Luta Popular, ocorrida na madrugada de anteontem, conforme já foi tornado público.
A voz de prisão foi-lhe dada por dois polícias à paisana, prováveis elementos da PSP, os quais lhe exibiram um documento subscrito pelo Comando-Geral daquela corporação, pelo Comando da Polícia Militar e, ainda, pela J:S.N.
Presenciou a detenção, a estudante de direito Maria José Morgado, ex-co-arguida de Saldanha Sanches num processo ainda recentemente instruído pela PIDE/DGS, e que o acompanhava na altura.
Segundo Maria José Morgado esta prisão “visou sobretudo atingir o MRPP e o “Luta Popular” e está integrada num conjunto de medidas repressivas contra os marxistas-leninistas-maoistas”.
“É uma medida da coligação burguesa no poder contra a classe operária e a sua vanguarda organizada”, concluiu a estudante”.
1 comentário:
o culminar seria a prisão de mais de 400 militantes e simpatizantes do mrpp no 28 de maio de 1975 a que se seguiu uma longa greve de fome em caxias até julho.
antes já tinha sido a proibição de participar nas primeiras eleições constituintes....
Enviar um comentário