10 de maio de 2009
O profeta do Castigo Divino
Volta e meia acontece-nos uma revelação literária contemporânea. Não serão muitas, logo é de louvar quando acontecem. A escrita de Pedro Almeida Vieira é notável, assim como a seriedade da pesquisa que a fundamenta que ainda é mais rara nos dias que correm.
" Este romance é uma ficção! Convém esclarecer, não vá o diabo tecê-las e a Igreja Católica ficar ofendida. No entanto, o seu conteúdo como as personagens baseiam-se em factos, inúmeros documentos (não é imodéstia, mas foram mesmo centenas), deduções, intuições, procurando-se sempre um rigor cronológico. Não deixa de ser porém uma ficção, embora com uma linha orientadora: os acontecimentos narrados estão próximos da verdade e da mentira como muitas das crónicas oficiais, políticas ou teológicas escritas naquela época. O Santo Ofício, primeiro, e a Real Mesa Censória, mais tarde - não esquecendo a acção do pombalismo no seu auge - filtraram e reescreveram parte da História de Portugal e Brasil do segundo e terceiro quartel do século XVIII que chegou até nós"
E assim se conta a história de Gabriel Malagrida "que viveu como santo iluminado e morreu como herege queimado".
Comprem e leiam. Está à venda na Leya depois de há que tempos desaparecido das livrarias. Estou certa que não vão ficar decepcionados. E quando o Nove Mil Passos for reeditado de novo, comprem também. É fundamental para quem ama Lisboa. E para quem não vive sem ler.
Nota: A Capa é do Atelier do Henrique Cayatte com a colaboração de Rita Múrias.(obrigada pela observação Teresa:)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
E como dei comigo a comentar o "teu" post naquele que eu deixei com os "Antónios" (com o devido respeito pelos 3 senhores), venho aqui acrescentar que a capa deste livro que postaste é lindíssima, não ficando atrás da dos Nove Mil Passos. Deve ser do mesmo ilustrador pelo estilo.
É sim, já dei os créditos da capa a quem de direito. O Cayatte é bom mesmo:)
E acabei de descobrir que o escritor tem um blog, talvez também já soubesses:
http://estragodanacao.blogspot.com/
Sim conheço. E faz lindas dedicatórias nos livros que autografa:)
Enviar um comentário