APS: O que acontece é que tenho só alguns números deste magazine e não tenho as soluções. Das duas uma ou alguém ou eu mesma dá uma saltadinha à Hemeroteca Municipal e consulta-se lá, ou aguarda-se por uma ocasional sorte de encontrar os números com as soluções, que não eram dadas no mês seguinte mas alguns meses depois. ESte grupo de charadistas era muito engraçado e trocavam muitas brincadeiras entre eles. Era giro no entanto explicar como chegou a essa conclusão que até pode estar certíssima, mas que eu não lhe posso confirmar. Abraço.
Cara "T": Acontece que eu fui charadista e não esqueci o que aprendi: Embora quando eu fazia existissem outras regras. Como por exemplo, era necessário incluir num trabalho o número de letras, o que não aconteceu neste. Cá vai a explicação: As letras a branco são metidas no meio e as letras a negro no início ou final de cada palavra. (Rio de Itália-invertido-2letras=OP com U branco no meio = OUP). (Geografo Holandez-2L= AA com R branco no meio = ARA). (Rio da Sibéria-2L= OM com H no início e E no final = HOME). (Rio de Portugal-2L = MO com U no final = MOU). (Ave com -3L= ARA com P no inicio = PARA). (Navegador Português-3L=CÃO com L no final = CÃOL). (Ave -Invertido-3L= AVE com A no final = EVAA). (Rio de Portugal-3L= TUA com E no final = TUAE). (Rio de Portugal-2L= SA com P no meio = SPA). (Geologo Americano-aqui também falta o nº de letras-=DANA). (Serra de Portugal-2L = MO com à no meio = MÃO). Juntando tudo temos - OU/PARA/HOMEM/OU/PARA/CÂO/LEVA/A/TUA/ESPADA/NA/MÂO. Com os cumprimentos APS
APS, tenho uma pergunta para ti. Tentei descodificar o enigma e faltaram-me umas coisas. Nomeadamente a serra, que depois da tua explicação compreendi que era identificada pelo sombreado (coisa que de resto aprendi na instrução primária). Como se diferencia neste tipo de enigmas um rio de uma localidade? E se os nomes de localidades que aparecem nas figuras são ajudas à localização geográfica das respostas. Por exemplo, com nome Sá eu encontrei uma freguesia do concelho de Arcos de Valdevez. Já agora, e se não for pedir muito, se tiveres alguns links de sites que falem alguma coisa sobre charadas, se os enviavas para o meu mail (ruipaulopereira@netcabo.pt). Obrigado desde já. Na resolução do enigma faltaram-me duas ou três imagens.
12 comentários:
Há ali coisinhas escritas que não se conseguem perceber daquele tamanho.
Dá para colocares noutro local uma cópia ampliada, T?
Obrigadinho
P.S.: Hoje não tenho feito mais nada do que pesquisar acerca destes enigmas
Já está.
Obrigado! Mas tens contigo a solução destes enigmas?
Espero que a solução seja esta:
OU PARA HOMEM OU PARA CÃO LEVA A TUA ESPADA NA MÃO.
Será necessário encaixar o Figurado?
Um abraço
APS
Eu acho que o APS acertou.
Já agora APS pode explicar-me a segunda linha de imagens? Não entendi as duas primeiras imagens e a última.
APS: O que acontece é que tenho só alguns números deste magazine e não tenho as soluções. Das duas uma ou alguém ou eu mesma dá uma saltadinha à Hemeroteca Municipal e consulta-se lá, ou aguarda-se por uma ocasional sorte de encontrar os números com as soluções, que não eram dadas no mês seguinte mas alguns meses depois. ESte grupo de charadistas era muito engraçado e trocavam muitas brincadeiras entre eles.
Era giro no entanto explicar como chegou a essa conclusão que até pode estar certíssima, mas que eu não lhe posso confirmar. Abraço.
Acrescento: a primeira charada é de 1930 e as outras de 1933.Mas as soluções podem estar em anos posteriores.
Cara "T": Acontece que eu fui charadista e não esqueci o que aprendi: Embora quando eu fazia existissem outras regras. Como por exemplo, era necessário incluir num trabalho o número de letras, o que não aconteceu neste.
Cá vai a explicação:
As letras a branco são metidas no meio e as letras a negro no início ou final de cada palavra.
(Rio de Itália-invertido-2letras=OP com U branco no meio = OUP).
(Geografo Holandez-2L= AA com R branco no meio = ARA).
(Rio da Sibéria-2L= OM com H no início e E no final = HOME).
(Rio de Portugal-2L = MO com U no final = MOU).
(Ave com -3L= ARA com P no inicio = PARA).
(Navegador Português-3L=CÃO com L no final = CÃOL).
(Ave -Invertido-3L= AVE com A no final = EVAA).
(Rio de Portugal-3L= TUA com E no final = TUAE).
(Rio de Portugal-2L= SA com P no meio = SPA).
(Geologo Americano-aqui também falta o nº de letras-=DANA).
(Serra de Portugal-2L = MO com à no meio = MÃO).
Juntando tudo temos - OU/PARA/HOMEM/OU/PARA/CÂO/LEVA/A/TUA/ESPADA/NA/MÂO.
Com os cumprimentos
APS
Certo APS:) Muito obrigada:)
APS, tenho uma pergunta para ti.
Tentei descodificar o enigma e faltaram-me umas coisas. Nomeadamente a serra, que depois da tua explicação compreendi que era identificada pelo sombreado (coisa que de resto aprendi na instrução primária). Como se diferencia neste tipo de enigmas um rio de uma localidade? E se os nomes de localidades que aparecem nas figuras são ajudas à localização geográfica das respostas. Por exemplo, com nome Sá eu encontrei uma freguesia do concelho de Arcos de Valdevez.
Já agora, e se não for pedir muito, se tiveres alguns links de sites que falem alguma coisa sobre charadas, se os enviavas para o meu mail (ruipaulopereira@netcabo.pt).
Obrigado desde já.
Na resolução do enigma faltaram-me duas ou três imagens.
Abusando deste espaço, é só para alertar o amigo RUINZOLAS que já lhe respondi em separado.
um abraço
APS
Pois vi a resposta, amigo APS.
Obrigado pela atenção.
Enviar um comentário