avista se ao longe um forte marco da nossa costa... de que praia se trata? So nao tenho é data.. mas da me a sensacao que desde entao as aguas recuaram..
E o "Vinho licoroso de Carcavellos" foi inicialmente produzido numa propriedade de familiares de alguém que aqui comenta por vezes (vou confirmar). Ainda hoje é servido como óptimo aperitivo, pelo menos num bom (algo caro) restaurante localizado na Parede.:)
o vinho de carcavelos é agora produzido na estação agronómica de oeiras (fundamentalmente como serviço público de preservação das castas e evitar a morte do vinho) e em 3 quintas do vale da caparide que o comercializam alguns anos. é possível que num futuro muito próximo o vinho volte a ser comercializado com o nome de conde de oeiras, regressando assim ao homem que o produziu na sua quinta no século 18 e o tornou famoso no mundo do seu tempo. a quinta do barão, ultimo dos locais onde o vinho se produziu e comercializou de uma forma sistemática, foi quase completamente engolida pela urbanização. o surrealista nisto é que depois de terem autorizado a urbanização, as autarquias, andam agora quais rameiras virgens a defender a preservação e criação de um museu no espaço. por acaso ainda lá anda por casa uma garrafa virgem das ultimas colheitas da quinta do barão :)
vinho de Carcavelos?? Quinta do Barao? Raul Teixeira e Filhos?? quantas querem? quantas querem? selos de 1972 tenho umas 3... Sera tambem a casa Raul e filho a trabalhar neste novo Caracvelos, de seu nome conde de oeiras, pois bem. E sim de facto houve uma investida a velocidade nula, pelos vistos, para a requalificacao da quinta do barao, nomeadamente a fabrica da farinha.. que esta como se ve.. terei todo o prazer em conceber um extenso post, ilustrado, acerca da historia de carcavelos, terra dos meus avos, que tanto adoro e que com tanta tristeza vejo esmagar assim os marcos de tanta riqueza historica..
a última vez que tropecei dentro da quinta do barão estava lá a funcionar um laboratório de prótese dentária (!!!!) na ultima casa de serventia ainda de pé. uns brasileiros tinham alugado não sei a quem. ainda restava metade do espaço da quinta (não sei o que terá agora..) e as vinhas abandonadas...
8 comentários:
Ou o rio encanado!
ta boa ;)
Praia de Carcavelos e ao fundo o Forte de S. Julião da Barra!
E o "Vinho licoroso de Carcavellos" foi inicialmente produzido numa propriedade de familiares de alguém que aqui comenta por vezes (vou confirmar). Ainda hoje é servido como óptimo aperitivo, pelo menos num bom (algo caro) restaurante localizado na Parede.:)
o vinho de carcavelos é agora produzido na estação agronómica de oeiras (fundamentalmente como serviço público de preservação das castas e evitar a morte do vinho) e em 3 quintas do vale da caparide que o comercializam alguns anos.
é possível que num futuro muito próximo o vinho volte a ser comercializado com o nome de conde de oeiras, regressando assim ao homem que o produziu na sua quinta no século 18 e o tornou famoso no mundo do seu tempo.
a quinta do barão, ultimo dos locais onde o vinho se produziu e comercializou de uma forma sistemática, foi quase completamente engolida pela urbanização.
o surrealista nisto é que depois de terem autorizado a urbanização, as autarquias, andam agora quais rameiras virgens a defender a preservação e criação de um museu no espaço.
por acaso ainda lá anda por casa uma garrafa virgem das ultimas colheitas da quinta do barão :)
vinho de Carcavelos?? Quinta do Barao? Raul Teixeira e Filhos?? quantas querem? quantas querem? selos de 1972 tenho umas 3... Sera tambem a casa Raul e filho a trabalhar neste novo Caracvelos, de seu nome conde de oeiras, pois bem.
E sim de facto houve uma investida a velocidade nula, pelos vistos, para a requalificacao da quinta do barao, nomeadamente a fabrica da farinha.. que esta como se ve.. terei todo o prazer em conceber um extenso post, ilustrado, acerca da historia de carcavelos, terra dos meus avos, que tanto adoro e que com tanta tristeza vejo esmagar assim os marcos de tanta riqueza historica..
nao é Teixeira, é Ferreira... nao me soou bem e fui verificar..
a última vez que tropecei dentro da quinta do barão estava lá a funcionar um laboratório de prótese dentária (!!!!) na ultima casa de serventia ainda de pé.
uns brasileiros tinham alugado não sei a quem.
ainda restava metade do espaço da quinta (não sei o que terá agora..) e as vinhas abandonadas...
Enviar um comentário