22 de abril de 2009

CAMINHADA PARA ABRIL


22 de Abril de 1974

Grande destaque na 1ª página da “Época” para o almoço íntimo que o Chefe de Estado Américo Thomaz ofereceu ao Chefe do Governo Marcelo Caetano, a ministros, às altas figuras do regime. Sem protocolo, sorridentes, não sabiam que esse seria o último almoço que, em conjunto, iriam ter. Os jornais não informam o que as excelências almoçaram, mas foram adiantando que tudo se passou num ambiente de grande cordialidade…alguns odiavam-se mesmo! A notícia não termina sem que o repórter diga que “o Presidente da República e o professor Marcelo Caetano mantiveram troca de impressões.”

No jornal “República”, o jornalista e escritor Álvaro Guerra, que era um elo de ligação entre os militares e a imprensa, sabendo do que daí a dias iria acontecer, escreve o habitual “Ponto Crítico”:
“A Primavera continua chuvosa, um resto de invernia que se arrasta, retardando o sol aquém, de tantos sóis adiados, se vai fartando e chegando ao Inverno da vida com um levíssimo e já frio raio de luz teimando penetrar na floresta desencantada da memória.
Naturalistas, alegóricos, nostálgicos, vamos seguindo os caprichos do clima, mitigando a ausência das palavras primaveris com a decifração de eternos boletins meteorológicos.”

Sem comentários: