10 de abril de 2009

CAMINHADA PARA ABRIL



10 de Abril de 1974
Neste dia a censura a proibia que a “Será Nova” , para o seu número de Maio, publicasse este cartoon de Sam
Um trabalhador empunha um cartaz em que se lê :”1º de Maio”, ao lado um patrão diz para o outro: “Deixa lá!...Os outros 364 dias são nossos.”
Disto se saberá no primeiro número da revista publicada em liberdade.

No seu livro “Os Segredos da Censura”, César Príncipe refere que neste dia o Coronel Saraiva determinava para os jornais: “Niassa – já se pode dizer que saiu. Notícia pequena. O barco só largou às 23,00 horas por ter tido necessidade de fazer novas provisões, estragadas pela explosão. Quanto aos nomes dos feridos – NADA!”
As indicações referiam a deflagração, no dia 9, a bordo do navio “Niassa”, que se preparava para partir com mais um contingente de topas para a Guerra Colonial. O navio encontrava-se atracado ao cais de Alcântara. Ficaram feridos quatro militares.

Mais despachos da censura para este dia.
Assinado pelo Coronel Garcia da Silva: “Comunicado da Ordem dos Médicos contra as contribuições – o título fica (só) assim: “Ordem dos Médicos”. No texto dizer apenas que foram enviados telegramas a membros do governo e não dizer o que eles dizem.
Despacho assinado pelo Coronel Saraiva: “Polícia agredido em Gaia: não pôr em título, que é polícia”.


Expulsos pela PIDE/DGS, deixaram hoje Moçambique em direcção a Lisboa e Roma, cinco missionários combonianos, de nacionalidade italiana e dois padres portugueses. Também o bispo de Nampula, D. Manuel Vieira Pinto, deixou a sua diocese. O telegrama da ANI noticia também o encerramento dos estabelecimentos comerciais na cidade, em sinal de protesto contra a posição da igreja local, acusada de simpatizante da FRELIMO. Cerca de três mil pessoas manifestaram-se junto do Palácio do Governo, pedindo que fossem tomadas medidas urgentes. No dia anterior já tinham destruído os vidros do complexo missionário em Nampula.

Sem comentários: