12 de março de 2009

Nove mil passos

E outros tantos mil prazeres me está a dar a leitura deste livro, emprestado pela mãe da nossa amiga Teresa, via VV (obrigada a todos). Foi publicado há quatro anos, sendo difícil de encontrar à venda. Ouvi falar ocasionalmente dele a uma amiga e claro que os que me conhecem, sabem que não desistiria enquanto o não tivesse nas mãos. A história é desde logo aliciante: na envolvência da corte de D. João V, a construção do Aqueduto das Águas Livres contada por Francisco d´Ollanda o desconhecido pai do conceito desta grande obra arquitectónica ao tempo de D. João III.. Mas não é a historia apenas que nos apaixona, a escrita deste escritor emerge com clareza e simplicidade, denotando profundo conhecimento dos temas, aliado a uma sensibilidade e humor genuíno. É isso mesmo, ao lê-lo sinto que me estão a contar uma história duma forma amigável mas com seriedade.

Para quem preza bons romances históricos, é obrigatória a leitura destes Nove Mil Passos e deste grande jovem autor. Ontem fui assistir ao lançamento do seu terceiro romance, a Mão esquerda de Deus e ouvi opiniões divergentes sobre a melhoria da qualidade de escrita deste engenheiro biofísico, na progressão da sua obra. Das cem páginas que li dos Nove Mil acho pouco provável. O Pedro Almeida Vieira é um excelente escritor e uma certeza na literatura portuguesa. Merece ser lido, e divulgado. Nós merecemos que ele continue a escrever para nosso deleite e alegria.

3 comentários:

teresa disse...

A minha mãe é uma leitora compulsiva, especialmente desde que deixou o "frisson" da escola - por ela ainda lá estaria (talvez não, pois a conjuntura é outra).
Quanto ao género "romance histórico", leio mas não por norma: já devorei romances históricos (há quem discuta a designação) e quanto a outros (também "históricos") não passei do primeiro capítulo.
Ando há que tempos para acabar aquele do João de Campos sobre a vida itinerante de Damião de Góis, (figura que admiro) e tem sido mais complicado do que um "fórceps":)

T disse...

Mas este deves ler. Respeita o rigor dos factos e conta uma história empolgante.

Luisa disse...

Agrada-me imenso acredite mas, depois de o ler far-lhe-ei a minha apreciação.
A minha morada é a seguinte: Rua Palmira Bastos, 20 - 7ºEsq 2685-225Portela-LRS
Obrigada T.