20 de março de 2009

CAMINHADA PARA ABRIL

Image and video hosting by TinyPic

20 de Março de 1974

Um comunicado do Comando-Chefe das Forças Armadas informava que a Srª D. Cecília Supico Pinto, presidente do Movimento Nacional Feminino, continuava a sua visita a zonas no interior da Guiné.

Os matutinos relatam a sessão de ontem da Assembleia Nacional. Através do relato do “Jornal de Notícias” , podemos apreciar a retórica inflamante, dita de improviso, do Conselheiro Albino dos Reis, 86 anos, salazarista de quatro costados, e decano dos parlamentares:
“Eis senão quando nos surge um movimento que eu qualificarei de subversivo, de insubordinação e de rebeldia partindo do Regimento de Infantaria 5, de Caldas da Rainha. Impressionou-me até o facto desse movimento partir das Caldas da Rainha, povoação com população pacífica, progressiva e laboriosa onde poderia pressentir-se o aroma místico das rosas da Rainha Santa Isabel, transmitidas a outra rainha que não foi canonizada mas era santa que fundou as misericórdias.
É indispensável que a espinha dorsal de um País, que são as suas Forças Armadas, se mantenham bem firmes. Se um dia as forças da dissolução conseguirem fazer quebrar essa espinha, desviá-la por qualquer forma, ai de nós, meus amigos, o que será feito deste país”.
E a terminar:
"Temos de confiar no povo português que moureja e trabalha e se sacrifica, e acompanha com os seus votos e as suas orações o esforço dos seus filhos e a sorte das nossas armas. O povo diz que depois da tempestade vem a bonança. Eu direi que depois das restrições da guerra, há-de raiar um dia a hora luminosa da vitória duma paz gloriosa e fecunda.
Vozes: Muito bem, muito bem”

Sem comentários: