14 de fevereiro de 2009

Liceu

Esta foi uma semana rica em memórias. Memórias do Liceu Padre António Vieira. Dos tempos em que felizmente as escolas ainda não se chamavam E/B2+3+C+S+agrupamento vertical e horizontal, etc. etc.
Num jornal diário, a notícia: «Peste & Sida» comemoram 20º aniversário. Lá fui eu rumo ao «Music Box» no Cais do Sodré, na esperança de reencontrar amigos que não via há duas décadas. Valeu a pena.
E depois veio a lembrança deste episódio:
Sempre fui um aluno turbulento. O meu pai tinha de ir à escola amiúde.
Numa fatídica segunda-feira (sim, foi um fim-de-semana em tensão) o meu pai foi recebido pelo director de turma. O meu austero professor de Geometria Descritiva. Chamava-se Manuel Barroco.
Apresentou-se:
- Boa tarde. Engenheiro Barroco.
E olhem agora a tirada do papá:
- Boa tarde. Arquitecto Gótico.
O professor não perdoou. Em frente ao meu pai não conseguiu dizer nada. A mim... uma aula de 50 minutos de quase insultos, perante a turma toda.
Foi um excelente professor.
Episódio semi-ficcionado ocorrido no Liceu Padre António Vieira. Edifício da autoria do arquitecto Rui Athouguia autor de imensos edifícios emblemáticos de onde se destaca a Sede- Jardim-Museu da FCG.

Image and video hosting by TinyPic

5 comentários:

T disse...

Gosto do arquitecto gótico! E das tuas histórias:)

Anónimo disse...

Estas escolas estão decadentes, sem sentidos ocultos, encontrando-se mesmo a cair, não sei se será o caso do Padre António Vieira, mas a minha é parecida e já me mereceu uma missiva de Natal à presidência da República, apelando para o país real... para quê tanto computador e quadro interctivo se chove lá dentro & etc.? Deixando o mau feitio um pouco em standby, lembro do P.António Vieira um terreno baldio (cheio de ratos, já é obsessão) que ladeava o liceu e eu avistava da janela da cozinha de uns primos que ainda hoje moram em Alvalade.Era uma espécie de zoo urbano em versão temática.
Recordo ainda um colega dos últimos anos de liceu da Amadora que, vindo do António Vieira, me contou ter uma professora de Ciências cujo buço era eufemismo e , por isso mesmo, tinha a alcunha de "vibriças" para quem não se lembra, trata-se do bigode dos láparos(vulgo coelhos)o que era estudado no programa.E com tudo isto na sequência do post do Rui, fico a pensar que estou a entrar numa de "recordar é viver", como diz o pimba-cançonetismo:)
Para concluir, esse pai tinha uma saudável irreverência, eh, eh.

teresa disse...

... e não devia ter descarregado algum mau humor, pois ainda me diverti com o texto postado.:)

Cláudia disse...

Para quem lá estudou adira no Facebook: Antigos Alunos da Escola Secundária Padre António Vieira - Anos 80.

Unknown disse...

Colegas adiram no FB aos ALUNOS PAV,onse se encontram alguns "fundadores " de 1965.