
O nome completo é "LEITE ESPECIAL VIGOR PASTEURIZADO".A garrafa, de vidro robusto mas claro, traz ainda a indicação do fabricante[...] e um conselho útil que, sem mencionar a palavra "frigorífico", convida o consumidor a "conservar em ambiente frio", semelhante ao do microclima invernoso de Sintra.
Uma das vantagens de viver na linha de Cascais é poder comprar litros de leite "VIGOR" com facilidade - daí o aspecto mais saudável e surfista dos habitantes, comparado com as faces macilentas do citadino, para quem a palavra "leitaria" significa, simplesmente "café". [...]
Em algumas boas mercearias, o número de garrafas de "Vigor" que se cede aos clientes (o "Vigor", como todas as benesses da natureza, nunca se vende - cede-se) é uma medida justa do respeito em que se tem o cliente.
O leite "Vigor" vem de Sintra (mais concretamente de uma misteriosa localidade chamada Odrinhas) e cada litro custa aproximadamente 80$00, com depósito.
(transcrito com supressões)
4 comentários:
Um poeta? :)
Não... que me conste não tem poemas publicados... talvez vá postar um outro texto do autor sobre marcas. Pode ser que ajude:)
Que saudades tenho destes quartos de leite Vigor. Bebi vários em pequenos-almoços na Versailles e na pastelaria Sequeira, sempre acompanhados duma belíssima torrada de pão de forma, fofa, e a nadar em manteiga.
Este texto parece-me do MEC. Sim?
Obrigada pela recordação!
Isabel,
O texto é realmente do MEC, inicialmente das crónicas jornalísticas semanais e, mais tarde, publicado no livro A Causa das Coisas. Quanto à descrição tão realista da torrada... hummm... irresisitível!:)
Enviar um comentário