4 de dezembro de 2008
Aprendendo a voar
Em tempos, conversando com uma amiga, senti preocupação nas suas palavras quando desabafava: "na reunião de pais ouvi dizer que o meu filho era muito crítico na exposição de ideias".
Evoquei então os excelentes professores de Filosofia que tive por sempre me incentivarem a agilizar o raciocínio, ou seja, mais do que debitarmos em testes e trabalhos o que pensariam Comte, Descartes, Kant, estes mestres possibilitaram-nos uma aprendizagem de voo "aparentemente" desprotegido que tanto nos entusiasmou por constituir um desafio a qualquer adolescente que se preze.
Penso ser um dos papéis primordiais da escola o ceder as ferramentas para que se possa vir a ter uma opinião, exercendo um olhar crítico sobre o que nos rodeia, não será por aí que passa a construção do espírito de cidadania? Por isso mesmo, segue a partilha de algumas linhas de um pequeno livro:
Os bons professores conseguem convencer os seus alunos que estudar não é uma imposição, uma interferência, uma perda de liberdade - mas sim um estímulo; é a chave para uma liberdade maior do que eles jamais conheceram.
Uma turma e um professor que acabaram de ultrapassar um problema difícil, olham uns para os outros com um brilho especial. O ar está cheio de abraços invisíveis.
Obrigado por nos dares coragem para utilizarmos as nossas mentes tão bem e honestamente como podemos...e por nunca termos medo de questionar. Obrigado por nos mostrares que devemos ser firmes naquilo que acreditamos ser correcto...Mesmo quando estamos apavorados por assumir a nossa opinião.
Para um Professor Muito Especial
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
E os professores, os que tentam dar o seu melhor para ensinar a voar, nunca foram tão mal-tratados e desprezados como estão a ser nestes últimos anos.
Hoje ouvi a ME no debate de urgência na AR a defender que o actual modelo de avaliação apenas visa distinguir e premiar os melhores professores.
Questionei-me:
O que levará os melhores professores a não querem ser distinguidos e premiados?
Estes professores (caso da melhor escola pública, Infanta D. Maria, que ontem teve 100% de adesão à greve) nem em época natalícia aceitam prendas de quem tanto se empenha em premiá-los?
Que ingratos!
É que não se identificam com "fitas de cinema", logo, não desejam receber um óscar da academia:)
Já mandei as sementes pelo VV. Desculpa irem em formas de pudim flan mas eram as caixas de plástico mais pequenas que tinha em casa.
Obrigada, T.
Vou ver o que enviarei "para a troca":)
Enviar um comentário