12 de novembro de 2008

Cais do Sodré: 1900 e 1947





"No Cais do Sodré não podemos ter saudades do barracão-Parçaria e do barracão-linha de Cascais. Já nesse ano de 1900 faziam mal à vista..."

Quais as diferenças entre as duas imagens? E hoje como seria?
Fotógrafos: Joshua Benoliel e Mário Novais
Revista Panorama, 1947
Clicar nas fotos para ampliar.

4 comentários:

teresa disse...

Como sou pouco perspicaz, vou só mencionar as mais óbvias:

1)- os barracões deram lugar à estação ferroviária;
2)- as embarcações, ao longo de quase meio-século, tornaram-se consideravelmente mais modernas;
3)- mesmo na fotografia de 47 a estrada ainda não se encontrava calcetada.

Conclusão: poluição atmosférica/sonora também não haveria, basta reparar na quase ausência de tráfego.
Os aspectos mais interessantes da análise ficarão certamente com os mais observadores.

carlos disse...

a linha do estoril foi uma concessão a fausto figueiredo (uma espécie de enguia politica que foi sucessivamente apoiante de joão franco durante a monarquia, deputado do partido republicano português durante a primeira república e deputado na câmara corporativa durante a ditadura).
consegui que fosse construida a linha do estoril (era membro da administração da cp e acionista da sociedade estoril (mais tarde estoril-sol) a quem a cp entregou a concessão da linha ferroviária.
a custas do erário público conseguiu que uma linha de comboio fizesse chegar ao seu casino os clientes internacionais (que ao tempo usavam quase exclusivamente esse meio de transporte na europa)

disse...

Caro Carlos, a linha do Estoril teve inauguração em 1889, ano em que Fausto Figueiredo (segundo a WP) teria 9 anos, logo esse senhor devia ser deveras influente!

carlos disse...

caro zé,
agradeço a correcção do que respeita à 'construção' da linha do estoril, porque deveria ter dito 'electrificação'
quanto ao resto: enguia, favorecimento, compadrio, obviamente mantenho