27 de setembro de 2008

A Patusca ou a Cloche

Era um utensílio doméstico muito usado pela minha mãe. Saíam de lá desde pãozinho torrado, a bolos, a um franguinho delicioso. Sempre ambicionei ter uma, mas por uma razão ou outra nunca a comprei, e com o tempo começaram a rarear. Hoje alguém me presenteia com uma cloche novinha em folha!
Tinha que a fotografar pois claro. Já li as indicações. E o mais bonito é que ela brilha que se farta e parece que está feliz. Agora terei que googlar para encontrar receitas adequadas para este forninho.

Nota: à venda na Rua José Falcão, nº 66, Lisboa. O preço ronda os 32 euros.

9 comentários:

teresa disse...

T,
Pode fazer qualquer receita de forno, incluindo bolos,encontrei uma à venda e também comprei há alguns anos, gasta menos energia do que o forno eléctrico dos fogões, demora é consideravelmente mais tempo.
Aquela coisa moderna que cozinha tudo, a Bimby ou lá como se chama é que não me consegue converter, a começar pelo preço...
Boas receitas!
:)

T disse...

Já vi que é boa cozinheira como o irmão:)
Parte do prazer de cozinhar é fazer todas aquelas pequenas tarefas, rectificar temperos, ir aguardando pelo resultado final:)

teresa disse...

Obrigada, T.
Acontece que ,por vezes, algumas exigências profissionais, têm vindo cortar a criatividade que se pode ter na cozinha...e também a disponibilidade e gosto...
Penso que o "mano mais novo" nesse aspecto é mais resistente.
:):):)

T disse...

Acho que vou oferecer ao mano umas Banquete:)

Bina disse...

Olá. també mando atrás duma panela dessas. Será que me podia dizer onde foi comprada?
Muito obrigada

mail: ludoousa@gmail.com

videoblog disse...

hmm.. eu descobri a cloche ao experimentar uma pizza! tenho andado à procura de receitas para fazer comida ali, por causa dos tempos. E como a cloche tem duas resistências (em cima e outra em baixo) tive que andar ás experiências com os tempos. Julgo que o segredo está associado ao tempo. Mas como não grande coisa na cozinha, sou suspeito. Agora até comprei uma para mim, aliás herdei-a da minha avó!

T disse...

É questão de testar a dita e vigiar os tempos:) Tipo experimentalista:)

Patch disse...

A minha so traz um cabo portanto so consigo usar uma resistencia de cada vez, já alguem usou com as duas resistencias ao mm tempo? Onde posso comprar um cabo?

Miguel Jorge disse...

Um cabo vende-se nas lojas que vendem artigos de electricidade e os dosi cabos tornam a patusca muito mais rápida a assar (por exemplo castanhas)