30 de junho de 2008

A primeira circular

Muitas pessoas passam todos os dias pela Segunda Circular. Algumas já se interrogaram onde foi parar a Primeira. A resposta a esta questão depende de como interpretamos o termo "Primeira" - a primeira de todas, historicamente, ou a "Primeira" do conjunto ao qual pertence a que hoje conhecemos por "Segunda".

Lisboa é de facto uma cidade fundamentalmente radio-concêntrica, apesar do caos, e já o é pelo menos desde o século XIX.

A meu ver, a questão pode ser melhor explicada da seguinte forma - ao longo destes 3 séculos, houve 3 sistemas rodoviários "circulares".

No séc. XIX, primeiro na década de 1850 e depois na década de 1880, os limites da cidade foram duas vezes definidos ao longo de duas estradas de circunvalação, a que o site refere e a de algés-sacavém:

Conforme dizia a Lei de 18 de Julho de 1885, Artigo 1º:

O município de Lisboa será limitado pela linha de circumvallação, que, partindo da actual, pelo valle de Chellas, vá entroncar com a estrada militar entre a Ameixoeira e o Lumiar, siga desde este ponto a estrada militar até Bemfica, e abrangendo esta povoação, e percorrendo a margem esquerda da ribeira de Algés termine na ponte do mesmo nome.


No ano seguinte, o Decreto de 22 de Julho de 1886 emendou a lei da seguinte maneira:

O município de Lisboa será limitado desde Algés até Bemfica pela estrada de circumvallação fiscal, e desde Bemfica até Sacavém pela estrada militar ou qualquer variante que nesta se faça para facilitar o serviço fiscal

Esta estrada é de especial relevância pois corresponde ainda hoje, vagamente, aos limites do concelho.

No séc. XX, foram definidas três estradas circulares nas décadas de 30 e 40. Muita gente só conhece a "Segunda Circular", de facto, mas haviam mais duas. A designação terá surgido apenas nos anos 50. O primeiro troço da «segunda circular» a ser construido ligava a rotunda do aeroporto/relógio a Cabo Ruivo, hoje Av. Marechal Gomes da Costa, que a CML e AML classificam agora de "antiga segunda circular".

Por sua vez a "Primeira Circular" ia da A1, rotunda da Encarnação até abaixo e Moscavide.
Em Edital nº 222/68 dizia-se :

À Avenida compreendida entre a praça de acesso à auto-estrada do Norte e Moscavide (conhecida por I circular) denomina-se Avenida Dr. Alfredo Bemsaúde

No séc. XXI, estamos ainda a tentar completar a transição para a CRIL (sobreposta, em parte, á antiga circunvalação fiscal ou de algés) e a nova CREL que de círculo tem pouca coisa :)

Seria míope da minha parte presumir que estes três sistemas circulares mais conhecidos foram as únicas circunvalações de Lisboa.

Com efeito, o termo circunvalação vem da gíria militar e designa uma táctica de cerco usada já desde as guerras púnicas, que consiste em montar duas linhas fortificadas em volta de uma cidade. Durante os cercos usava-se a circular interna para organizar o ataque á muralha, e uma circular externa (contravalação) para defender as tropas cercantes de tropas inimigas que pudessem vir pela retaguarda, como p. ex. reforços vindos de outras partes.

Se quisermos ser pedantes, a primeira "circular" se calhar foi a Rua Costa do Castelo! :D

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