Hoje de manhã fui tomar café aqui ao Galão, no Calvário, um café daqueles á antiga, que por sinal decora as suas paredes com fotos do arquivo municipal, incluindo uma da ponte de alcantara...
Uma vez li um artigo sobre o facto de construirmos auto-estradas, sem saber, em sítios onde durante milénios foram instintivamente feitas migrações de animais, sempre pelo mesmo caminho, de tal maneira q esses sitios de passagem de animais ao fim de N acidentes até passaram a ser sinalizados.
Aqui há uns tempos havia muitos atropelamentos na Av. Ceuta, onde tiveram de fazer uma passagem aérea.
Descobri que curiosamente existiu aí em tempos uma ponte sobre a ribeira de alcantara... ;)
Não tem nenhum nome especial, e pelas imagens parece ter sido muito mais pequena que as outras. Ligava, segundo o levantamento de Filipe Folque, o "Páteo da Quinta do Loureiro" á Rua da Fábrica da Pólvora.
As outras pontes a que me refiro, para quem nao saiba, eram a ponte de alcantara (no livramento/rua prior do crato) e a "ponte nova" (rua arco do carvalhão). Só hoje é que descobri que havia duas pontes! Não, três! Espera, agora descobri ainda no arquivo uma "ponte do tarujo"! Aceitam-se mais informações... :)
Sem comentários:
Enviar um comentário