27 de junho de 2008

Baedeker: Lisboa e Circumvisinhanças, 1901

A reputável editora alemã fundada por Karl Baedeker em 1827 publicou uma bela e interessante série cartográfica sobre Portugal e Espanha em 1901.
Lamentavelmente, não tenho cópias de alta resolução, mas mesmo assim são mapas bonitos e potencialmente úteis ao leitor mais inquisitivo.
Note-se que nos últimos 107 anos houve muitas terras que mudaram de nome, e que diminuíram ou aumentaram drasticamente a sua relevancia regional. Com a morte da agricultura, muitas cidades que dela viviam perderam gente para as grandes urbes, tornando-se terreolas esquecidas. A expansão desenfreada (e, muitas vezes, ilegal) da Área Metropolitana de Lisboa assegurou-se de aglutinar, ghettificar e votar ao desprezo outras tantas.


O segundo mapa mostra Lisboa em mais detalhe a cidade nessa época. Note-se os novos bairros de Campo de Ourique (ainda centrado na R. Saraiva de Carvalho!) e dos Barbadinhos, pouco integrados com a restante malha urbana, a omissão da zona norte, onde ainda se construíam afanosamente as Avenidas Novas pelo meio de quintas.


Consultai a série completa!

Sem comentários: