29 de junho de 2008

As irmãs Mitford ou "Ne jamais se plaindre"



Cada vez dou por mim a gostar mais de ler biografias. Fico ali embalada e não deslargo. Mudo de planeta durante algumas horas. No caso das irmãs Mitford achei que o espaço de um livro era escasso, para histórias tão extraordinárias.
Nancy a escritora apaixonada por França e pelo gaulista Gaston Palewski , Pamela a amiga dos animais que se casou de negro e rapidamente desistiu dos homens, Diana a mulher de Oswald Mosley líder fascista inglês que esteve presa durante a guerra por estas convicções, Unity a admiradora de Hitler que, quando a guerra é declarada, se tenta suicidar, Jessica a militante comunista, uma jornalista e escritora interventiva e Deborah a lady da agricultura biológica e admiradora de Elvis Presley. O único irmão, Tom, morre durante a segunda guerra mundial. Ao que parece preferiu não combater na Europa, devido às suas convicções germanófilas.
Num único contexto a absoluta excenticidade e a recusa das apertadas regras sociais inglesas.
Conta-se que o pai recusava todos os convites para jantar alegando que se comia bastante melhor na sua casa.Mas as histórias são inúmeras e apelativas.
Sei que saiu um documentário sobre elas, dito por Fanny Ardant. No caso vou conjugar dois gostos. Ouvi-la e ver esta família. Nada como a Amazon!

Sem comentários: