12 de maio de 2008

Senhora da Saúde

A falta que me fizeram hoje a T e a sua máquina fotográfica!
Hoje, por acaso, dei por mim na Praça da Figueira no final da tarde e fui bloqueada por uma multidão e pelos cavalos da GNR. "Sr. agente, pode dizer-me o que se passa aqui?" responde-me o PSP: "É a procissão da Senhora da Saúde, menina. É sempre no primeiro domingo de Maio, no dia da mãe. Não sei porque é que este ano mudaram a data..."
Desde que estou em Lisboa que ouço falar nesta procissão mas nunca tinha assistido e fiquei maravilhada, principalmente porque não tinha noção da dimensão do evento.
Vi as Confrarias, o Senhor Cardeal Patriarca, o Dr. António Costa, actores, muitas velhinhas, todos os ramos das Forças Armadas, bombeiros, PSP, GNR, Cruz Vermelha, todos a desfilar num único evento, alguns pareciam que não encaixavam ali.
Não consegui conter o riso ao ver uma figura de um santo em tamanho natural montado num cavalo da GNR. Acho que era o São Jorge... O São Jorge tem uma lança?
E os anjinhos! Há séculos que não via anjinhos em procissões! Só não vi as cruzadas, será que já não se usam? Será que perderam significado na religião católica? O que eu adorava de ir na cruzada quando era miúda!
Ao ver passar a procissão, rezei. Não sou católica praticante, acho que nem católica sou mas fez-me bem. Estava a precisar, há alturas assim.
Para o ano não posso falhar, tenho que me informar da data com a minha vizinha de cima, que não falha um ano.
E está decidido: vou comprar uma máquina fotográfica só para mim!

Image Hosted by ImageShack.us

Anselmo Franco, Procissão da Nossa Senhora da Saúde, 1949

Sem comentários: