20 de maio de 2008

ás do mar, ou o tenório dos italianos

postou a presidenta ali em baixo um anúncio do atum (e da sardinha) tenório.

chamou-me a atenção (eu é que sou lento a reagir..) esse anúncio por várias razões:
a primeira é a indicação do formato das embalagens.
até hoje, e depois de muitas tentativas, eu ainda não consegui que nenhum amigo a trabalhar nas conserveiras me explicasse de onde vem a expressão '1/4 club'.
1/4 de club define aquele tipo de embalagem rectangular de conservas que apenas se utiliza em portugal (e no 'mercado da saudade'). os espanhóis usam maioritariamente um formato oval (e lançaram agora o formato 'brick'), os italianos um formato redondo, alguns outros a embalagem de vidro, etc.
o formato 1/4 club continua a ser uma especificidade portuguesa (que felizmente, custa muito aos espanhóis que tentam entrar no nosso mercado).
a outra questão tem a ver com o peso das embalagens: o atum tenório tinha a indicação de possuir 235gr, embora não seja claro quanto ao facto desse peso ser bruto ou líquido.
hoje o atum 1/4 club tem 120gr de peso líquido (com cerca de 65% de atum e 35% de líquido (água, óleo ou azeite, conforme as variedades).

a última questão que aquele anúncio me faz lembrar, é a da utilização e da valorização que damos às conservas de atum em portugal.
para nós o atum é uma espécie de recurso que temos na despensa.
assim como aspirinas (ou outro equivalente) sempre temos uma embalagem de reserva.

em muitos países o atum em conserva é um produto gourmet que se compra quando se quer fazer uma refeição especial.
por alguma razão estranha, em portugal todas as tentativas dos conserveiros para que esta situação fosse alterada, resultaram em fracassos.

para os japoneses, uma lata de conserva de atum é uma benção dos céus e como tal tratada.
para os italianos, o 'nosso' tenório tem o nome de 'ás do mar', é tratado como um verdadeiro ás do mar e é lider incontestado nas lojas gourmet.
bastam darem uma olhadelha para o site para verem como o assunto é sério:

ás do mar

Image Hosted by ImageShack.us

Sem comentários: