11 de outubro de 2007

uma mãe de água - Alcabideque



"Alcabideque significa mãe-d'água. Este nome arabizado tem raiz latina - caput aquae - e guarda memória do que tornou o local tão importante em tempos romanos quanto é nos dias de hoje. De facto, situa-se aqui a maior e mais conhecida das exsurgências que drenam os calcários dolomíticos e dolomias, conhecidos pela designação geral de Camadas de Coimbra.
Grande parte da sua importância advém-lhe de ser, pelo menos parcialmente, filtrante, de águas límpidas e brotar todo o ano, ainda que apresente varições sensíveis de caudal.
Estima-se em cerca de 10 milhões de metros cúbicos o seu caudal médio anual, registando caudais instantâneos que podem ir dos 50 litros por segundo, nos períodos de estia­gem mais prolongada, até cerca de 900, após as grandes chuvadas de inverno.
Ciosos de conforto e empenhados na saúde pública, ao transformar o povoado de Conimbriga em cidade, os romanos construíram um aqueduto com mais de 3 kms que levava diariamente 19 000 m3 de água aos balneários públicos, às casas e às fontes.
Para a época, era um pequeno aqueduto, mas impressiona pela capacidade técnica que revela. Grande parte do seu percurso é subterrâneo, descendo a 7 m de profundidade na mata da Bufarda: no entanto, apresenta excelentes trechos aéreos ao aproximar-se da cidade.
Em Alcabideque, a bacia e torre de captação ainda merecem visita, aliás, também justificada pela beleza do agro imenso, trabalhado como um jardim, que deste lugar se estende até Condeixa e Eira Pedrinha num impressionante contraste com a severidade das serras."
In
Vale a pena visitar e levar criancinhas máquina fotográfica... e criancinhas. Elas adoram, garanto!

Sem comentários: