3 de agosto de 2007

o são salvador do mundo e a mártir dos seios cortados


fajão tem 3 capelas.
e tem 3 santos protectores
3 que são 2, porque uma tem aquela mania da ubiquidade e da mulplicação de personalidades que a faz estar em todo o lado com os mesmos e outros nomes, a tornar aprendizes o fernando pessoa ou um viciado em salas de chat.

das 3 capelas de fajão, uma é a igreja paroquial dedicada à patroeira lá do sítio (a maria da assunção), outra dedicada à padroeira 'oficiosa' (a maria da guia) e terceira dedicada ao salvador do mundo.

destas, a terceira é claramente menosprezada.

tem uma festa no inverno e teve durante muitos anos a sua cabela abandonada.
com direito à missa da segunda feira a seguir à festa da poderosa vizinha de cima (a da guia) e quando já todos os 'fiéis' tinham regressado aos seus poisos.

não se cabe muito bem quando foi construida esta capela, mas é unânime que foi a primeira capela de fajão. antes ainda da actual igreja paroquial que deve ter tido a sua primeira versão no século 16 (pelo menos a avaliar pela imagem de pedra da maria do rosário), sendo que a actual vem dos finais do século 18)

a capela de 's. salvador', de nome completo 'são salvador do mundo' teve recentemente um importante restauro, principalmente do altar, mas nem por isso passou a ter mais importância.


fez parte da minha vista durante toda a minha vida em fajão (a da senhora da guia deixei de a ver depois do crescimento das árvores e a paroquial nunca me esteve no horizonte).

faz parte da minha vista quando abro a janela do quarto a saber do tempo, ao pequeno almoço ou quando me estendo na rede.

com este restauro, descobriram-se coisas que já ninguém conhecia.
ao que consta, no início do século 20, o altar foi pintado por algum 'artista' lá da terra, que lhe cobriu o que estava por baixo.
não só pintaram, como lhe acrescentaram um nicho para colocar um santo que não tinha lá lugar na versão original.
o espanto dos restauradores quando começaram a analisar as pinturas foi imensa.
e a decisão foi devolver ao altar o esplendor original, com a santa águeda (uma siciliana) de seios cortados numa bandeja e tudo.


talvez volte a esta história da santa águeda e ao são salvador do mundo.

Sem comentários: