15 de junho de 2007

Nomes e marcas

"A Lusitânia Mimosa e a Pastelaria Beijo da Infância, ali a São Bento, são puras não só na poesia, mas nos pasteís de nata.
A famosa e falecida casa de prego A Idealista, continha, nessa palavra, um universo de esperanças e um pequeno mundo de tristes realidades, as cautelas de penhores.

O Ideal dos Caminhos de Ferro ( que alguém julgará ser a venda de bilhetes) é apenas um salão de bilhares. Há títulos bilingues como a velha Bijou da Avenida ou o falecido Petit- Suisso e casas que foram sempre conhecidas, não só pelos seus nomes, mas por alcunhas, como o pacatíssimo restaurante da Trindade (galaico-português como o cancioneiro), e a quem todos tratam pela sinistra e vesga designação Os Anarquistas o falecido Tavares Pobre, o Farta-Brutos, ou o Lar-Triste.



Image Hosted by ImageShack.us
Grandes viúvas alegres, respeitáveis e ricas, cujos maridos foram comercialmente esquecidos, povoam a nossa praça: A Viúva Lamego, a Viúva Macieira, A Viúva Gomes. O Gomes, o Macieira e o Lamego todos juntos, não valem qualquer dessas valentíssimas viúvas, que ficam na nossa história comercial.
"
Leitão de Barros, Os Corvos, 1º volume

2 comentários:

carlos ademar disse...

Bem visto, Teresa, como sempre aliás. Mas, porque não haverá viúvos?

T disse...

Eles morrem mais cedo? Ou rapidamente deixam de sr viúvos?
:)