10 de maio de 2007

A filha de Silva Pais


Esta é a biografia da filha rebelde do conhecido Director da PIDE/DGS, Silva Pais. Acaba por ser não só a história de Annie, uma mulher corajosa, que se emancipa do meio social protegido onde sempre viveu, que em em 1965 parte para Cuba ,solidária com a revolução cubana. Um escândalo em Portugal!

Esta aventura vai atravessar a queda do regime ditatorial em Portugal, a prisão e morte de Silva Pais, a participação de Annie na 5ª Divisão do MFA entre outras facetas.
José Pedro Castanheira e Valdemar Cruz fazem um trabalho jornalístico de investigação de exemplar qualidade, mas também um tremendo exercicio de sensibilidade, no apresentar da delicada trama familiar de pessoas que se amam e acreditam em ideologias opostas.
Pungente o retrato dos ultimos dias de Annie, em Cuba, o seu esquecimento por todos e o da sua mãe, Armanda que lhe sobrevive, uma idosa sozinha no Bairro das Colónias, vendendo os seus ouro, acompanhada apenas por memórias. Mulheres fortes, a mãe e a filha, bonitas e geniosas, ladeiam uma figura a quem foram fieís até ao fim, apesar de tudo.
Como se cruzam Portugal e Cuba na história da família Palhota Silva Pais.
Vidas extraordinárias e portentosasque conhecemos muito pouco. Que há a conhecer.

7 comentários:

Anónimo disse...

Ana foi 1 filha mimada tomou a atitude de quem sempre teve tudo,principalmente o amor dos pais.Conheci-os excelentes pessoas,com muitos valores, dificil de encontrar nos dias de hoje.Tenho muita pena do que lhes aconteceu,o resto supera-se,1 filha ingrata não,provocou o maior drama na vida deles,como filha jamais seria capaz de fazer o que ela fez ,1 capricho,apenas porque queria viver 1 aventura, encheu os pais de dor e de vergonha.

T disse...

O certo é que a amaram até ao fim. E quais são os pais que não mimam as filhas?
Não há dor e vergonha que resistam ao amor.

António disse...

Ao passar por este blog tomei conhecimento do percurso da única filha do último director da famigerada Pide, Silva Pais. Abandonou os seus pais e fugiu para Cuba, dando o seu contributo à Revolução Cubana!. Depois da Revolução de 25 de Abril de 1974, regressou a Portugal, onde participou na 5ª Divisão do Movimento das Forças Armadas. «A filha rebelde», fez a sua própria revolução, "traíndo" o seu próprio Pai, que serviu o ditador Oliveira Salazar, cometendo os crimes mais abnomináveis contra aqueles que ousavam lutar contra o Salazarismo. Não concordo nada com o primeiro comentário do Anónimo, quando diz entre outras coisas que "A Filha de Silva Pais" foi uma ingrata, que encheu o País de dor e de vergonha. De dor e de vergonha, encheu este país, o seu Pai e Pide! Silva Pais. Disse

António disse...

No ano longínquo de 1965 Annie da Silva Pais "traíu" o seu pai Silva Pais, Director da PIDE/DGS, abandonou a família e parte para Cuba, solidária com a Revolução Cubana. Com esse facto tornou-se «a filha Rebelde». Assim fossem todas as filhas dos agentes e inspectores da PIDE e o Regime Ditatorial de Salazar e Caetano cairia mais cedo. Depois da Revolução do 25 de Abril de 1974, regressou a Portugal onde participou na 5ª Divisão do M.F.A.. Viria a falecer em Cuba. Foi uma mulher de coragem!!!

António Carvalho

BARRAGON disse...

FOI UMA MULHER BARREIRENSE DE FORÇA,EMPENHO E CORAGEM,QUE ABANDONOU O PIDE FASCISTA-SALAZARISTA DO PAI SILVA PAIS,QUE MANDOU MUITOS BARREIRENSES E PORTUGUESES PARA AS PRISOES DO ALJUBE,PENICHE,ANGRA,CAXIAS,TARRAFAL,OU JA SE ESQUECERAM,QUE FORAM TORTURADOS ATE A MORTE,QUE PASSARAM FOME E SEDE,QUE TORRARAM NA FRIGIDEIRA,QUE BEBERAM AGUA SALOBRA E CHOCA,QUE ESTIVERAM COM AGUA ATE AO PESCOÇO,QUE TIVERAM PALUDISMO,QUE SOFRERAM AS PIORES DOENÇAS,MORRENDO AOS POUCOS E POUCOS.
ESTES PIDES MERECIAM SER TODOS FUZILADOS,PENDURADOS PELOS PES,E ENFORCADOS NOS SITIOS MAIS ALTOS DESTE PAIS.
NAO TEM PERDÃO,ESTA CAMBADA DE ASSASSINOS,BANDIDOS E VILOES DA PIOR ESPECIE.
OS BARREIRENSES DESEJAM-TE QUE A TERRA TE PESE TONELADAS,POR TODOS OS TEUS CONTERRANEOS QUE MASSACRASTE,ASSASSINASTE,DEPORTASTE,silva pais,.
TODOS OS FILHOS DESTE PAIS QUE TIVESSEM PAIS PIDES ASSASSSINOS,SE OS ABANDONASSEM E OS DESPREZASSEM,ESTA RAÇA TINHA DESAPARECIDO DO CIMO DA TERRA.

Anónimo disse...

Não foi a única, Conheci outras e outros mulheres e homens da minha juventude que tinham uma boa vida familiar e económica, que estudavam em boas universidades e que sofreram na pele por serem contra o regime. Alguns ainda estão aí. uns deram a cara: Dra Maria José Morgado, Dr. Fernando Rosas, Dr Saldanha Sanches, outro s ficaram incógnitos Dra Alice Inácio e muitos outros que passaram maus bocados nos calabouços da PIDE. para todos a minha grande e cinsera homenagem. O que estes sobrinhos do Escroque SILVA PAIS querem é protagonismo. Nem que seja pelo pior.

Anónimo disse...

O primeiro comentário é de um homem do regime dos governos salazar/caetano e que demonstra muita saudade desses tempos. Não é meu costume desejar a morte a ninguem, mas entendo que, já cá estão a mais. «Quem os seus inimigos poupa às suas mãos lhe morre» O Otelo tinha razão deviam ter sido todos metidos no Campo Pequeno.