31 de março de 2007

O Palácio Flor da Murta

Image Hosted by ImageShack.us
Foto: Arquivo Municipal de Lisboa, 1950....

Image Hosted by ImageShack.us
In Almanaque Diário de Notícias de 1955

Nota 1: D. Maria Rita, filha de D. Luísa Clara de Portugal, que nasceu e morreu em data que se ignora. Foi monja do Convento de Santos, em Lisboa, e conhecida como a «Flor de Murta» (http://www.arqnet.pt/portal/portugal/temashistoria/joao5.html )

Nota 2: O Palácio foi parcialmente demolido.

2 comentários:

João Mendes disse...

Finalmente encontro um sítio onde talvez possa falar sôbre este Palácio. Melhor que a grande maíoria das pessoas posso descrevê-lo na totalidade da sua existência desde, vamos lá 1936, passe o exagêro, ano do meu nscimento. É verdade quàsi nasci naquêle palácio, mesmo sem ter sangue azul. Ali vivi sempre até um ou dois anos depois da morte do então Presidente Carmona. Quando se diz que levou uma alteração em 1950 com a retirada de azulejos etc, eu, sem querer correr o risco de estar confundido, afirmo que se houve essa retirada então terá sido aquando da sua venda ao herdeiro e proprietário da Garagem que existia na Rua Fresca, a tal venda durante o luto nacional. Na época falava-se em trafulhice ou cordelinhos mexidos no tribunal aquando do leilão etc. Portanto para quem estiver interessado em saber algo mais sôbre esta época estarei ao dispor.

T disse...

Caro João: Se quiser escrever sobre o assunto terei todo o gosto em publicar no blog o seu artigo, ressalvando a sua autoria é claro.
Todos estamos interessados em saber mais.