13 de fevereiro de 2007

a propósito das dixie chicks... as indigo girls

a recente celebração em volta das dixie chicks e dos 5 grammys que receberam na edição deste ano, fez-me lembrar as excelentes indigo girls.

descobri as indigo girls nos finais dos anos 80, aquando das minhas deambulações pelas discotecas de nova iorque, que me deram a conhecer muitos novos mundos musicais.

este disco trouxe-o de lá.
Image Hosted by ImageShack.us


seguiram-se
alguns outros , e sempre a qualidade musical das indigo girls me surpreendeu.
quer pela força que colocam no que cantam, quer pelo vigor das suas músicas.

amy ray e emily saliers conheceram-se em meados dos anos 80 na sua georgia natal (daí a sua amizade e colaboração com os conterrâneos r.e.m.) e rapidamente se tornaram objectos de culto quer pelas suas prestações musicais, quer pela sua actividade em defesa das lésbicas (elas que preferem dizer que são gays e não lésbicas... porque lésbica tem 3 sílabas..), dos nativos americanos, contra a pena de morte, em defesa do meio ambiente, ou contra o abandono de crianças.

as indigo girls são do melhor que a folk rock americana já produziu.
ainda bem que se fala das dixie chicks... para me lembrar de re-ouvir as magníficas indigo girls

aqui vai o seu mais emblemático êxito de começo de carreira, e uma daquela canções que fariam rica a minha filha se ganhasse uns cêntimos por cada vez que a ouviu

closer to fine

e aqui vai mais uma pérola das meninas de ganga:

Touch me fall


Sem comentários: