23 de junho de 2006

enfrentar o boi pelos cornos, ou chutar para canto?


cerca de 80 000 cidadãos portugueses subscreveram uma petição à assembleia da república com vista à realização de um referendo sobre a lei da reprodução medicamente assistida.

podiam ter escolhido uma outra questão simples como a das células estaminais, mas escolheram esta... a facilidade de escolha em referendo de sim ou não é igualmente tão fácil.

perante esta petição, a assembleia da república teve duas alternativas:
tomar uma decisão
ou chutar para canto.

do meu ponto de vista, os dois partidos que tiveram a iniciativa de enquadrar os seus simpatizantes para que organizassem uma petição sobre este tema, revelam não apenas desonestidade política como total falta de bom senso e/ou um mínimo aceitável de massa encafálica utilizável.
fazer um referendo sobre uma matéria tão complexa do ponto de vista científico como legislativo é brincar com as pessoas, desprezar a ciência, é fazer golpada legislativa apelando ao sentido mais populista e temeroso dos portugueses.

mas que fazer perante tal situação?
a assembleia da republica fez o pleno da asneira.
não só não discutiu o assunto, como se recusou a dar resposta aos 80 000 cidadãos que democraticamente fizeram a petição a que têm direito e anda de adiamento em adiamento até que não seja possivel tomar uma decisão por ter acabado a sessão legislativa.

assim não vamos longe.
com a assembleia dividida entre deputados sem cérebro e sem tomates (alguns têm as duas caracteristicas), a coisa não se afigura fácil...

Sem comentários: