10 de abril de 2006

TPC - Coleccionismo e Hobbyes.

Desde que me conheço que sempre coleccionei algo. A minha mãe sempre me disse que isso era mania de família, um primo sempre disse que coleccionar poucos coleccionam, porque coleccionar não é guardar só por guardar, mas preservar, catalogar e tentar contar uma história com os mais variados objectos. Para mim, sempre foi uma mania que funcionou de forma simples: sempre que há dois objectos da mesma "família", estes passam a ser coleccionáveis. Assim foi com os berlindes, com o scromos, sêlos, caricas, latas, eu sei lá mais o quê!
Fui crescendo e a mania de juntar coisas foi avançando. Diminuiu o número de coleccionáveis mas aumentaram também os custos. Mantenho o Hobby do modelismo como a principal das minhas actividades lúdicas de caracter estático (nem assim me cresce a barriga). os carros de combate e os aviões da Segunda Grande Guerra estão todos encaixotados, à espera de um dia ter uma casa tipo museu, assim como a reprodução da Batalha de Waterloo com mais de 600 figurinos militares pintados à mão. Ao lado estão 4 albuns onde guardo as minhas QSL´s (postais de confirmação de contacto de rádioamador) dos tempos em que os vizinhos não barafustavam com as antenas no cimo do telhado da casa (o mesmo não diziam quando as interferências davam cabo da recepção da Dª Xepa ou tiravam o pio às personagens da Vila Faia). Em exposição tenho a colecção integral de modelos de Fórmula 1, totalmente montados e montados por mim, à cadência de 2 por ano e que faço desde os meus 16. Ah, claro, estão ali as miniaturas da SOLIDO com as mais célebres máquinas de rallye do mundo (sempre a crescer). Depois, há a construção de réplicas de navios à escala, da época dos descobrimentos, parada de momento (há quase quatro anos que estou a construir um galeão do séc.XV). Enfim, manias...
Mas não sou só eu que as tenho. Mais, muito mais haverá pelas casas fora desta Voadora Gente. Eu, aliás, todos nós estamos curiosos por saber quem colecciona o quê ou o que fazem nos tempos de lazer.

Ora vamos passear pelas galerias de arte privadas...

Sem comentários: